• Home
  • Destaque
  • Geral
  • Política
  • Bastidores da Política
  • Segurança
  • Artigos
  • Últimas notícias
Buscar

sábado, julho 12, 2025
Início Justiça MPE pede que Saneatins e dirigentes sejam condenados a pagarem mais de...
  • Justiça

MPE pede que Saneatins e dirigentes sejam condenados a pagarem mais de 5 milhões por poluir o Rio Lontra em Araguaína

6 de março de 2018
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, denunciou criminalmente, no último dia 02, a Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins); o Diretor-presidente, Mário Amaro da Silveira; e a Gerente Regional, Sandra Lúcia Leal, pelo crime de poluição ambiental e pede reparação ambiental em mais de cinco milhões. De acordo com o MPE, desde o ano de 2010 a Estação de Tratamento de Esgoto conhecida domo ETE Neblina despeja efluentes no Rio Lontra, em desacordo com as exigências restabelecidas em leis ou regulamentos e com a outorga concedida, o que estaria causando danos à saúde humana, provocando a mortandade de animais e destruindo a flora.

    De acordo com a denúncia criminal, ainda em de 2012, foi instaurado inquérito policial a fim de verificar as denúncias, em especial dos moradores da rua São Luís, Bairro JK, próximo à margem direita do Rio Lontra, que reclamaram do mau cheiro, principalmente do período noturno. Restou constatado que a empresa despejava esgoto da ETE, com Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de 680 mg/l, equivalente a 720% superior aos 29 mg/l permitidos nas portarias de outorga do Naturatins.

    O Promotor de Justiça Airton Amilcar destaca ainda que o Naturatins verificou que a mortandade de peixes era ocasionada pela poluição do esgoto e expediu auto de infração por operar em desacordo com a licença ambiental obtida. “O Parecer Técnico constatou que a mortandade de peixes ocorrida no Rio Lontra foi de nível moderado (de 100 a 1000 peixes), classificado como abrupta (ocorrida em menos de 24 horas) ocorrida em razão do lançamento de substâncias tóxicas ou mesmo do excesso de matéria orgânica presente na água, o que ocasionou a diminuição das concentrações de oxigênio e dificultou a respiração dos peixes”, expôs o Promotor de Justiça na denúncia criminal.

    Diante do exposto, o MPE denuncia a Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), Mário Amaro da Silveira, Diretor-presidente; e Sandra Lúcia Leal, Gerente Regional, pelo crime de poluição por lançar resíduos sólidos, líquidos e gasosos, por sete vezes, além de fazer funcionar estabelecimento, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes (Art. 54, § 2º, inciso V, e Art. 60 da Lei de Crimes Ambientais). Por último, requer a reparação do dano ambiental no valor de R$ 5.053.803,03 (cinco milhões, cinquenta e três mil, oitocentos e três reais e três centavos), a ser destinado ao Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

    Denise Soares

    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      Artigo anteriorOperação apura venda e a fabricação de medicamentos sem registro na Anvisa
      Próximo artigoQuinta Turma do STJ nega habeas corpus preventivo a Lula
      Geovane Oliveira

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      PGR pede investigação de Bolsonaro por invasões em Brasília

      Integrantes do PCC são condenados a penas de 16 a 31 anos de reclusão por prática de homicídio

      Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

      Geovaneo Oliveira Podcast

      Últimas notícias

      Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem...

      Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14 Assinatura para o início das obras será...

      Eduardo Siqueira Campos recebe alta após angioplastia; saúde está estável

      Empresário de Araguaína é encontrado morto após desaparecimento

      Araguaína em alerta: Família e amigos se mobilizam para achar Paulo...

      Agricultura familiar terá crédito de R$ 1 bi no Norte e...

      No Marrocos, governador Wanderlei Barbosa apresenta o potencial agropecuário do Tocantins...

      Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta