Pouco mais de um mês se passou desde o início do período chuvoso no Tocantins, mas já foi suficiente para o registro de mais de 350 mil descargas atmosféricas. Desse total, 213.784 mil delas ocorreram só nos primeiros 20 dias do mês de outubro.
A severidade climática, característica desta época do ano no Estado, oferece riscos para a rede elétrica. Por estar em um ambiente aéreo, a rede de distribuição pode ser atingida pelas descargas e eventualmente por objetos lançados pela força do vento durante tempestades, causando interrupções no fornecimento de energia elétrica.
“Diante desse cenário, e para garantir que o fornecimento seja contínuo, seguro e suporte as condições severas do tempo, a distribuidora possui um rigoroso plano de manutenção com ações preventivas realizadas ao longo de todo ano, como a manutenção de estruturas, limpezas de faixa, que consistem no manejo de vegetação para mantê-la distante da rede elétrica, podas técnicas em árvores e o preparo das equipes, que passam por treinamentos especializados, capacitação profissional e reciclagem”, afirma o gerente de operações da Energisa Tocantins, Maurício Zanina.
Além do plano de manutenção, a Energisa Tocantins também conta com um plano de contingência para atuar durante eventos climáticos severos. Dividido em três etapas, ele abrange ações preventivas, antes das chuvas iniciarem definitivamente; reativas, conforme o surgimento de demandas, além de iniciativas posteriores, com a avaliação das ocorrências após a conclusão de cada atendimento.
“Nosso plano de contingência para o período chuvoso é uma força-tarefa que envolve todos os setores da empresa para aumentar o esforço em torno das demandas. Ele prevê ações que vão desde o âmbito administrativo, como o acionamento de operadores de diferentes unidades da Energisa, se houver necessidade, até o operacional, como reforço na logística de materiais, infraestrutura de TI e a disponibilização de grupos geradores para os clientes que necessitarem dessas estruturas”, ressalta o gerente.
Para propiciar mais robustez, capacidade energética e melhoria do serviço, a distribuidora investiu mais de R$ 400 milhões na rede elétrica do Estado até agosto deste ano, com previsão de totalizar R$ 605 milhões até o fim de 2025, recurso aplicado na modernização da rede, conexões com a rede básica, novas subestações, e em tecnologias que permitem o religamento e isolamento de trechos sem intervenção humana, agilizando o retorno do fornecimento de energia antes mesmo da conclusão dos serviços. O monitoramento contínuo do clima e do sistema elétrico reforçam ainda mais essa atuação.
“Com o apoio do Grupo Storm monitoramos o clima continuamente, e por meio do Centro de Operações Integrado da Energisa Tocantins, que funciona 24 horas por dia, temos um panorama sobre todo o sistema elétrico do Tocantins. Essas ferramentas são de suma importância para embasar a nossa tomada de decisões de proteção do sistema elétrico e nos auxiliam a agir de forma preventiva e a realizar os atendimentos emergenciais de maneira mais ágil”, complementa o gerente de operações.
Segurança
Para evitar choques elétricos e outros acidentes em decorrência das chuvas, a Energisa Tocantins preparou dicas de segurança para toda a comunidade:
-
Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante chuvas intensas;
-
Nunca utilize aparelhos conectados à tomada durante temporais;
-
Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
-
Evite deixar objetos soltos na frente de casa ou no quintal, pois eles podem ser arremessados pelo vento e atingirem a rede elétrica;
-
Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
-
Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
-
Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres, pois durante tempestades elas podem atrair descargas atmosféricas, por estarem mais elevadas em relação ao plano;
-
Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
-
Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois eles podem estar energizados.
A distribuidora recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, no 0800 721 3330; pelo aplicativo Energisa On, disponível nas principais plataformas digitais; pela Agência Digital no site energisa.com.br; ou via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) disponível em www.gisa.energisa.com.br.




