55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, novembro 11, 2025

Inmet emite dois alertas de tempestades para todo o Tocantins; há risco de granizo em Palmas e Gurupi

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de chuvas intensas válidos para todo o estado do Tocantins até esta terça-feira (11). Os alertas amarelos, que indicam perigo em potencial, abrangem todas as regiões e apontam para a possibilidade de queda de granizo em cidades como Palmas e Gurupi.

Os avisos começaram a valer às 17h desta segunda-feira (10). Após dias de sol forte e altas temperaturas, a capital tocantinense registrou um forte temporal no fim da manhã, marcando o início de uma mudança nas condições climáticas.

Segundo o Inmet, as precipitações podem variar entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e com chance de granizo em algumas localidades.

O órgão meteorológico alerta a população para evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Em caso de ocorrências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão nas principais cidades

  • Palmas: céu encoberto, pancadas de chuva e possibilidade de granizo. As temperaturas variam entre 24°C e 35°C nesta terça-feira.

  • Araguaína: previsão de chuva com variação térmica entre 22°C e 33°C, e tempo instável ao longo do dia.

  • Gurupi: muitas nuvens, pancadas de chuva e risco de granizo. As temperaturas ficam entre 22°C e 31°C.

O Inmet reforça que o período chuvoso está se intensificando no Tocantins e que os cuidados devem ser redobrados, principalmente em áreas com histórico de alagamentos e quedas de energia.

Por: Geovane Oliveira

Últimas Notícias

MPTO realiza audiência pública em Carmolândia para discutir prevenção de queimadas e invasões em áreas de reserva legal de assentamentos

Audiência Pública conduzida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO)...

Lula defende transição justa e critica negacionistas na COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta...

Veja também