sexta-feira, outubro 17, 2025

Gestores estaduais ligados à Primeira Relatoria participam de reunião

b4d7de5ff725512a637402454dd08203_M“O propósito dessa reunião é tanto estabelecer um ponto de contato entre o TCE e os senhores aqui presentes, bem como colocar a nossa instituição à disposição para orientá-los”. Desta forma, o conselheiro responsável pela Primeira Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins, Severiano Costandrade, recepcionou os chefes de órgãos estaduais sob responsabilidade dessa relatoria no âmbito da fiscalização.
Participaram da reunião, a secretária e o sub-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Meire Carreira  e Fábio Lélis, secretário da saúde, Samuel Bonilha,  presidente da Agência de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, presidente do Naturatins, Ricardo de Souza Fava, conselheiro Substituto, Orlando Alves da Silva,  chefe de gabinete da Primeira Relatoria, Luciano Pereira da Silva e o diretor de controle externo interino, Nelito José da Silva.

O conselheiro relator, Severiano Costandrade, ressaltou que a missão constitucional do TCE é fiscalizar a aplicação dos recursos, mas que também desenvolve ações pedagógicas com o objetivo de orientar a gestão pública.

O relator, juntamente com o conselheiro substituto, Orlando Alves da Silva, alertou os gestores sobre os principais pontos que devem ser observados durante a gestão, como planejamento das ações; controle do patrimônio; normatização das diárias; importância da figura do gestor de contrato, dentre outros itens.  “Se vocês fizerem um bom trabalho, é o Estado que será beneficiado e quem sai ganhando realmente é a sociedade”, destacou o conselheiro Severiano.

Para o secretário da Saúde, Samuel Bonilha, o saldo da reunião foi positivo. “Parabéns por essa atitude que nos deixa mais à vontade para nos aproximarmos do Tribunal, porque a gente precisa, sim, de orientação”, concluiu Bonilha. 

Todas as demais relatorias devem promover reuniões similares conforme anunciado no Encontro Técnico realizado pelo TCE, na semana passada.

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares