Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Curso na Seagro debate meio ambiente e tecnologias para evitar efeito estufa

Jakelyne Monteiro e Mara Nascimento – Ascom/Seagro – Palmas, 08 de outubro de 2014.

20697-juliano-ribeiroPreservar florestas e reduzir as taxas de emissões de gases do efeito estufa foram os principais temas discutidos nesta quarta-feira, dia 08, durante o curso sobre REDD + Mercado de Carbono e Estudos de Caso, no auditório da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro). A iniciativa é uma parceria do Instituto Ecológica, com o apoio da Seagro, da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task force) e da empresa Sustainable Carbon.  

O conceito de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal. “Embora a queima de combustíveis fósseis seja a principal responsável pelas emissões de gases estufa, a forma mais rápida e barata de combater a mudança climática é deter o desmatamento de florestas”, explica a coordenadora de projetos da Seagro, Eliana Pareja.

Ainda de acordo com Eliana, isso se deve ao fato de que o REDD é um mecanismo que compensa financeiramente as propriedades que possuem área de conservação ambiental. Para proporcionar o desenvolvimento sustentável, mas com baixas emissões de carbono, redução de desmatamento e uso da terra. “As propriedades não precisam passar por grandes transformações, para desenvolver um projeto de REDD, basta ter áreas de vegetação nativa conservada”, esclarece a coordenadora.

Durante a abertura do evento, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, comentou a importância de se discutir esse tema para incrementar a renda do produtor. “É de grande utilidade tanto para a iniciativa privada como para nós, o Governo do Estado entender sobre REDD para melhorar a renda do homem do campo de forma sustentável”, declarou o secretário.

A palestra “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade” abriu o curso, que foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e consultor da empresa Sustainable Carbon, Marcelo Haddad. Ao longo do dia, o engenheiro esclareceu algumas questões sobre as vantagens sociais da sustentabilidade e as consequências do aquecimento global. “Entre uma das muitas consequências do aquecimento, podemos citar a mudança do ciclo das chuvas, que prejudica a nossa produção agrícola”, disse Haddad.

No período da tarde, Haddad pontuou os tipos de projetos de carbono e os passos necessários para que os mesmos sejam viáveis. Os participantes também estão aprendendo a fazer os cálculos sobre o crédito de carbono.

Para o estudante do 8º período do curso de engenharia agrícola, Rafael Coelho Barros, o interesse sobre este assunto é inerente à sua área de estudo. “Conhecer como funciona o REDD é algo necessário para nós, pois abrange temas importantes da engenharia agrícola”, afirmou o estudante.    

Continuação

O evento tem continuidade nesta quinta-feira, dia 09, a partir das 8 horas com temas que abordam REDD e as suas implicações sociais e biodiversidade, indicadores de monitoramento socioambientais para os projetos de REDD, e segue até sexta-feira, dia 10, falando das políticas públicas de REDD no Brasil, Estudos de caso, e a apresentação da Tese de doutorado: Estoque de carbono do cerrado no município de Palmas.

Tocantins

No Estado, o programa de REDD já está em fase de formatação e análise. “Nosso estado tem grande vocação para projetos de REDD devido a grande quantidade de terras que ainda não foram desmatadas. Aqui podemos desenvolver projetos ligados à criação de gado de corte. Podemos manter a nossa vegetação e ao mesmo tempo intensificar a pecuária de corte”, finaliza Eliana. 

 

Continue lendo

GIRO DE NOTÍCIAS

Ao anunciar renúncia para 3 de abril, Amastha diz que experiência como prefeito lhe dá força para fazer mais por Palmas e pelo Estado

“Foram cinco anos de trabalho incansável  que fizeram Palmas melhorar em todas as áreas”, disse Amastha, pré-candidato ao governo do Tocantins.

“Amada Palmas, está chegando a hora; vamos que vamos”, escreveu o prefeito Carlos Amastha nesta terça-feira, 6, no Twitter, ao anunciar sua renúncia ao cargo para concorrer a governador do Tocantins para o próximo dia 3 de abril, às 8h45, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, onde fará a prestação de contas dos seus cinco anos  à frente do Prefeitura da Capital e transmitirá o cargo à prefeita em exercício Cinthia Abreu.

“São cinco anos de um trabalho incansável, mas de muito orgulho ao ver uma cidade transformada para melhor em todas as áreas, fruto de uma administração focada em fazer a cidade ser do palmense. Enfrentamos muitos desafios, inclusive a desconfiança de muitos que não acreditavam, primeiro na nossa vitória nas urnas e segundo no sucesso de nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

Uma gestão moderna e transparente

Amastha lembrou que os resultados estão bem visíveis e mostram que, apesar dos desafios ainda a serem enfrentados, a política de modernização da gestão, a partir de critérios transparentes, colocou Palmas no lugar que ela merece estar, sendo referência nacional em áreas como educação e meio ambiente.

“O meu amor por Palmas e pelo Tocantins vai muito além da política, mas a experiência, como gestor e ser humano, à frente da Prefeitura, foi extremamente enriquecedora e me dá força para fazer ainda mais para a nossa Capital e nosso Estado”, lembrou Amastha.

Continue lendo

GIRO DE NOTÍCIAS

Mais do mesmo: farsa e tragédia

Na manhã deste último sábado, 27, o Governador Marcelo Miranda, em evento do PMDB (agora MDB) confirmou que disputará a reeleição. “Sumido” nos últimos meses, o Governador “reapareceu” em tom de campanha. Ele, como muitos pensavam, não está morto politicamente. Mas respira por aparelhos. O que as más línguas, a boca pequena já comenta, é que Marcelo e Siqueira estarão juntos no mesmo palanque nas eleições deste ano. Isto mesmo que você acabou de ler, caro leitor. Juntos! Obviamente que todos sabemos que eles pertencem a mesma origem. Marcelo Miranda foi eleito Governador a primeira vez apoiado por Siqueira, na extinta União do Tocantins. Depois de eleito “racharam” e tornaram-se opositores. Um velho filósofo dizia que a história se repete como farsa ou tragédia, neste caso em específico, as duas coisas. O Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, desponta em todas as pesquisas com indicador muito acima dos demais. Ganha em todos os cenários e de todos os pretensos candidatos. Claro que estes números representam um percentual midiático, mas dado os cenários hipotéticos, dificilmente sofrerá alteração drástica.

Atribuo a isto essa possível e provável reconciliação entre Siqueiras e Mirandas. É a única forma que eles acreditam que possam “vencer” o Amastha, que por sua vez se consolida a cada dia. Só um detalhe mais do que determinante, subestimar a inteligência do povo é um erro crasso. Veja: ninguém entende uma anomalia dessas. Essa união é em nome de quê? Quais interesses? Quais projetos? Quais nacos populares? Nada! Apenas a tentativa quase desesperada de manter-se no poder a qualquer custo, não importa a forma e o método. Vão perder abraçados. Até abril, muita água vai rolar debaixo dessa ponte, mas como diria Mário Quintana:“Ninguém entra duas vezes no mesmo rio, sempre é um novo rio a passar”

 

Continue lendo

                   

Geral16 horas atrás

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Alerta é de economista do Instituto de Defesa do Consumidor.

Política16 horas atrás

Em Arapoema, Lázaro Botelho participa do lançamento de obras na TO-230

O pré-candidato a deputado federal, Lázaro Botelho (Progressistas), acompanhou o Governador Wanderlei Barbosa e comitiva em agenda no município de...

Destaque2 dias atrás

Hospital Regional de Guaraí inicia projeto ‘Doar Vida’ e mobiliza doadores de sangue

No sábado 25, um grupo de 20 pessoas de Guaraí foram doar sangue no Hemocentro Regional de Araguaína.

Destaque2 dias atrás

Durante Corrida da Tocha, Governo do Tocantins anuncia mais uma unidade do Corpo de Bombeiros no Estado

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, reunindo novos integrantes de Forças de Segurança, para dar início à Semana dos...

Destaque2 dias atrás

Falta de insumos para exames preocupa hospitais no país

CNSaúde diz quadro vem se agravando nas últimas semanas.

Política3 dias atrás

Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação.

Política3 dias atrás

Carlesse recebe apoio da prefeita Josi Nunes e do vice Gleidson Nato em sua pré-candidatura ao Senado

Um dia após o julgamento na TRE que inocentou o ex-governador Mauro Carlesse, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e...

Destaque4 dias atrás

Investindo R$ 44 milhões, Governo do Tocantins autoriza início das obras de recuperação asfáltica de 117 km da TO-374

Assinatura da ordem de serviço para execução dos serviços aconteceu nesta terça-feira, 21, em Lagoa da Confusão.

Estado4 dias atrás

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS),...