qua. jan 27th, 2021

Araguaína abre ciclo de capacitações para 3ª edição do Selo UNICEF

Representantes de 26 municípios do Norte do País participam do evento; a iniciativa busca progressão das políticas públicas voltadas para a melhoria da vida de crianças e adolescentes.

Araguaína sedia a primeira capacitação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para os municípios que aderiram ao 3º Selo do programa, correspondente ao período de 2017 a 2020. Mais de 100 técnicos da educação, saúde e assistência social de 26 municípios da região participam da capacitação. A reunião teve início ontem, 15, e continua até às 17 horas de hoje, 16, na sala Smart da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo).

Neste ciclo, os gestores e técnicos saberão como funciona o Selo, a metodologia da 3ª edição, os resultados esperados nos municípios participantes, indicadores que serão monitorados, como os municípios serão avaliados e como realizar o 1º Fórum Comunitário.

Araguaína já foi certificada com o Selo UNICEF 2013-2016, por cumprir uma série de ações que possibilitaram melhorias na vida de crianças e adolescentes desde a adesão à iniciativa. Cada município participante deveria pontuar nos três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, além da realização de dois fóruns comunitários e do comitê intersetorial municipal, formado por membros das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social.

“É com muito orgulho e entusiasmo que Araguaína recebe a UNICEF e representantes de municípios de toda a região Norte do país. Agradecemos a UNICEF por ampliar os nossos horizontes e perspectivas, mostrando que é possível alcançar todos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) com engajamento e colaboração de todos”, comentou o secretário executivo de Assistência Social, José da Guia.

Araguaína
Dentre as ações desenvolvidas para a melhoria desses índices em Araguaína estão a implantação da Semana do Bebê, Hora do Mamaço, a ampliação do pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBS), Programa Esporte e Cidadania, palestras e mobilizações pela erradicação do trabalho infantil e ações de combate à dengue com presença do Exército Brasileiro.

Os trabalhos foram coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. “A importância do Selo vai além de gratificação, ele é importante também para conseguir recursos, como da Corporação Andina de Fomento (CAF)”, explica o Jhenmerson Rodrigues, diretor de Políticas Setoriais e articulador do Selo UNICEF.

Novos desafios
As novas metas de Araguaína são de fomentação de políticas públicas para jovens. Como a criação do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), que contará com 8 meninos e 8 meninas. “Esse trabalho é importante para inserir o jovem na vida pública. Dando a visibilidade deles para enfrentamentos de desafios do Município”, contextualiza o diretor de Políticas Setoriais.

Outros municípios
Sandra Maria de Sá Pereira é secretária de Educação de Luzinópolis, no Tocantins. Esta é a primeira vez ela participa do evento e já tem ideias para implantar em seu município. “Os projetos ‘Criança foda da escola não pode’ e o ‘Prefeito amigo da criança’ serão colocados em ação em breve.

Flávio Martin
Foto: Marcos Filhos Sandes/Ascom

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 5.400 doses da Coronavac chegam ao Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente,...

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...