A agroindustrialização e o acesso ao mercado estão entre os principais desafios da agricultura familiar ao realizar uma atividade produtiva com foco além do autoconsumo, a comercialização, mas com assistência técnica do Ruraltins, empenho e investimento por parte do produtor, o sonho de empreender pode ser uma realidade no meio rural, como é o caso do agricultor familiar José Filho de Sousa Pereira que implantou a primeira Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) JF, em Itapiratins.

Na pequena propriedade, a Fazenda Pau Darco, José Filho conta com o apoio da sobrinha, e com um rebanho de 20 vacas em lactação, consegue tirar 100 litros de leite por dia. A produtividade fez com que ele fosse, em 2022, um dos beneficiados pelo Governo do Tocantins com o remanejamento de um tanque de resfriamento de leite com capacidade de 500 litros, e assim dar início à instalação da UBL para a produção de leite pasteurizado e iogurtes, e em breve também será produzido kefir, uma bebida fermentada.

“José Filho é um agricultor familiar assistido pelo Ruraltins desde 2021, na propriedade ele trabalha com o cultivo de abacaxi e, principalmente, a produção de leite. Então sugerimos o beneficiamento do leite no próprio município através de uma UBL, e assim foi feito com a doação do tanque, o qual fizemos alguns reparos, e depois com a compra da iogurteira pasteurizadora. Feito isso, iniciamos o trabalho de pasteurização do leite e agora com o iogurte que já está inserido no PNAE [Programa Nacional da Alimentação Escolar] na merenda escolar do município, o qual teve grande aceitação por parte dos alunos e professores”, explicou o extensionista Pericleon Rocha.

A bebida também foi apreciada pelo gestor do Ruraltins, Washington Ayres, que recebeu o extensionista para apresentar o resultado do trabalho de assistência técnica e extensão rural ao produtor. “O processo de agroindustrialização dos produtos agrícolas e pecuários é, de forma mais concisa, o resultado do nosso trabalho, do trabalho da ater pública no Estado, e receber o produto processado, legalizado com Selo de Inspeção Municipal nos mostra que estamos no caminho certo, e que ainda vamos levar a muitos outros agricultores, fomentando a produção das pequenas propriedades rurais do Tocantins”, ressaltou o gestor.

O objetivo do produtor José Filho é obter o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). “Com o selo, expandir a produção e assim poder vender para outros municípios dentro do estado”, afirmou.

Ainda no acompanhamento técnico, José Filho foi inserido no programa Balde Cheio, desenvolvido em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura e Ruraltins. Essa iniciativa tem, entre os objetivos, auxiliar o produtor e tornar a propriedade em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), com foco no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.

O case de sucesso também está sendo apresentado aos produtores da região. Nesta semana, dias 1 e 2 de março, a agroindústria já recebeu duas comitivas de produtores, uma de Itacajá e outra de Brasilândia.

Edvânia Peregrini – Governo do Tocantins