Na 58ª reunião ordinária do Forum Estadual de Turismo (Foestur), que foi realizada nesta quarta-feira, 18, na Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins(Adtur), a presidente Adriana Ramos apresentou a situação atual dos projetos em curso no órgão, destacando os de Turismo de Base Comunitária nas comunidades do Mumbuca e Prata, no Jalapão, e de Arvorismo no Parque Estadual do Cantão, em parceria com a Secretaria do Planejamento e Naturatins através do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRIS).

Também foi passado ao colegiado a vinda de missão da Confederação Andina de Fomento (CAF), para audiência com o governador Sandoval Cardoso, possivelmente em agosto. Na agenda, deverá ser tratado com o governador o financiamento de 240 milhões de reais do Prodetur, programa do governo federal, através do Ministério do Turismo, em que o Tocantins pleiteia financiamento para aplicação na infraestrutura turística, inclusive entrando como contrapartida a implantação da estrada TO-030, que liga Novo Acordo a São Félix no Jalapão, retomada recentemente.

Outra obra estruturante em andamento pelo governo do Estado, via Adtur, é a expansão do Projeto Orla da Praia da Graciosa, em Palmas, com recursos de 542 mil do MTur. A elaboração do projeto está em fase de finalização pela Construtora que ganhou a licitação, e o próximo passo é a aprovação da Caixa Econômica, agente financeira responsável pelo pagamento.

Os participantes do Fórum conheceram o projeto Temporada de Praias Rota do Sol 2014, em 78 municípios tocantinenses, que está levando apoio às estruturas de praias para receber satisfatoriamente os visitantes neste mês de julho. No período, a Adtur vai realizar pesquisa nas praias de maior fluxo turístico no Estado e na fazenda Triago, no Jalapão, onde ficam a Cachoeira da Velha e Prainha.

Em Mateiros, no Jalapão, um dos dois Destinos Indutores chancelados pelo Ministério do Turismo (o outro é Palmas), a Adtur fez consultorias em 33 estabelecimentos de Alimentos e Bebidas e Meios de Hospedagem, qualificando 89 pessoas. Também sensibilizou e cadastrou no programa Cadastur 68 empresas e profissionais que integram a cadeia do turismo nas regiões do Cantão, Palmas, Jalapão e Serras Gerais, reforçando a importância desta ação para empreendedores turísticos que demandarem projetos em bancos oficiais.

O Fórum Estadual de Turismo é o colegiado com 22 entidades diretamente ligadas ao turismo no Tocantins, atuando como órgão consultivo e de assessoramento da Adtur, com reuniões mensais.

Olga Cavalcante/Adtur