Conecte-se conosco

Estado

Wanderlei Barbosa e Adriana Aguiar acompanham campeonato de futebol na Aldeia Canuanã

A aldeia de todos os povos do Tocantins e do Mato Grosso, assim pode ser definida a Aldeia Canuanã, na Ilha do Bananal, neste sábado, 18, e domingo, 19. Nestes dois dias, a comunidade é sede do cameponato de futebol amador dos povos indígenas. O vice-governador Wanderlei Barbosa e a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, estiveram no local para acompanhar o início dos jogos.
Bola em campo e um grande momento de integração cultural. De acordo com o cacique da Aldeia Canuanã, Tehybi Javaé, os jogos de futebol amador fazem parte da história dos povos indígenas tocantinenses.
“Há muitas décadas é realizado o campeonato, que reúne times do Tocantins e do Mato Grosso. Nós também participamos dos jogos que acontecem em outras aldeias” ressaltou.
Os jogos encabeçados pelo povo Javaé são divididos em duas partidas de 10 minutos e, neste ano, conta com a participação de 31 times, desses, dois são do Mato Grosso e um do povo branco. Homens e mulheres entram em campo em busca do título de campeões.
As competições esportivas ocorrem em duas ocasiões distintas, em 19 de abril, data em que é lembrado o Dia dos Povos Indígenas e em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. “Neste ano, tivemos que adiar os jogos, mas reorganizamos e estamos fazendo neste final de semana. Não estão todos os povos como antigamente, mas já tem muita gente”, explicou Tehybi Javé.
O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que a valorização do esporte é uma das bandeiras da gestão. “O futebol é uma paixão de todos os tocantinenses, de todos os brasileiros. O campeonato dos nossos parentes indígenas é um exemplo disso. Por isso, nós incentivamos e investimos no esporte, pois é um meio de formarmos cidadãos”, ressaltou.
Na ocasião, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, também fez questão de visitar a Escola Indígena Tainã – Aldeia Canuanã, que atende 162 estudantes. Ela lembrou que atualmente o Estado conta com 92 escolas indígenas e 34 extensões e que tem trabalhado para garantir um ensino de qualidade para todos os tocantinenses.
“Essa unidade de ensino já é referência para a comunidade e com a ampla reforma pela qual ela vai passar se tornará ainda mais. Hoje, por exemplo, ela é ponto de apoio para a realização dos jogos, seguindo a orientação do governador Mauro Carlesse, de ter os espaços de ensino disponíveis para a comunidade, a serviço da formação integral dos estudantes”, pontuou Adriana Aguiar.
Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
Continue lendo

Estado

Prefeitura terá horário de atendimento diferenciado a partir do dia 1º de julho

Alteração será durante todas as segundas-feiras de julho, das 13 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 8 às 13 horas. Nos demais dias da semana, o atendimento seguirá normalmente das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Fotos: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína publicou o decreto nº 130/22, no Diário Oficial n° 2.576, o texto trata sobre o expediente nas repartições públicas durante o mês de julho. A partir do dia 1º, o horário de funcionamento nas segundas-feiras será das 13 às 18 horas e às sextas-feiras, das 8h às 13 horas. Os demais dias da semana não tiveram alteração.

Segundo o documento, a medida é válida até o dia 1º de agosto e não irá interferir na qualidade dos serviços prestados e também não se aplica às unidades de serviços considerados essenciais, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o Hospital Municipal Eduardo Medrado.

Vacinação continua
A vacinação continuará disponível seguindo ao horário de atendimento das UBS (Unidades Básicas de Saúde) que passarão por alterações devido ao decreto, com exceção da UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína, Manoel Maria (Cimba) e José Rezende (Setor Alto Bonito), que manterão o horário de funcionamento estendido das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Outras unidades
Nas demais UBS, o atendimento será durante todas as segundas-feiras de julho das 13 às 18 horas e às sextas-feiras das 7h30 às 19 horas.

Os locais são: UBS Araguaína Sul, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Maria dos Reis (Setor Barros), Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte e Manoel dos Reis (Jardim das Flores).

Outro local para a população que procura pelo imunizante é o ponto em frente à Câmara Municipal. No mês de julho, o posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.

Giovanna Hermice

Continue lendo

Estado

Com novo decreto, Prefeitura mantém recomendação do uso de máscara em locais fechados em Araguaína

Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27, traz também a obrigação do uso em unidades de saúde e no transporte público e mantém outras medidas sanitárias para conter novo crescimento de casos da covid-19.

Foto: Marcos Sandes/Ascom

O uso de máscaras de proteção facial mantém sendo recomendado pelo Município em locais fechados. Além da recomentação, em todos os serviços de saúde e transporte em Araguaína passam a ter exigência do uso do acessório de proteção individual pelo Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27. O documento também mantém outras medidas sanitárias para conter o novo crescimento de casos da covid-19, que tem ocorrido em todo Brasil.

“Estamos agindo de forma preventiva. Já temos experiência de que a máscara e a higienização estão entre as formas mais efetivas para evitar a contaminação. Outra proteção é a vacina e todos devem se vacinar. A vacina é amplamente oferecida nas UBS (unidades básicas de saúde) e na Câmara Municipal.”, afirmou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

De acordo com o decreto, fica determinado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para entrar em locais fechados para atendimento de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas e unidades particulares e públicas. Ficam também obrigado ao uso os passageiros e condutores de transporte coletivo urbano como táxis, mototáxis, ônibus e outros transportes coletivos.

Em outros locais fechados, como comércios, indústrias e bancos, a máscara continua sendo recomendada.

Medidas sanitárias
Dentre as outras medidas mantidas estão orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, como período de isolamento, que pode ser de sete dias, desde que a pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.

Quanto à procura da vacina contra covid-19, os principais desafios da Saúde de Araguaína estão nas doses de reforços. Das 302.120 aplicações da vacina, apenas 50.824 foram imunização de reforço, o que corresponde a 16,82% da taxa de vacinação.

Além do ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal, 15 unidades básicas de saúde estão disponíveis para imunização. Os locais e horários de funcionamento podem ser conferidos no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/

Covid-19 em crescimento
Araguaína zerou o número casos ativos de covid-19 pela primeira vez, desde o início da pandemia, no último dia 4 de abril, e o número de atividade da doença continuou menor que 10 até o dia 6 de junho. Nessa data, foram registrados 14 novos casos. Na sequência do mês, houve um aumento escalonado para 70 novos casos no dia 14 de junho e no último boletim publicado, no dia 24, já eram confirmados 94 novos casos.

A utilização de leitos UTI (unidade de terapia intensiva), que atendem toda região, também estava zerada e agora passou para 60% de ocupação. Dos seis internados, um é de Araguaína e os outros cinco são de fora. Enquanto no mês de maio não haviam sido registradas mortes, boletim do último dia 23 trouxe a primeira dos últimos dois meses.

No Brasil, a média móvel de novos casos registrou 8.897 novos casos em maio, sendo a menor desde fevereiro. Nesse momento, essa média saltou para 58.771, mais de seis vezes maior que a menor.

Unidades de atendimento
A Prefeitura de Araguaína retomou o horário estendido de atendimento na UBS José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, para os casos de pessoas com sintomas de gripe, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, com 3 médicos por período.

Aos fins de semana, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência para casos gripais, a população deve procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.

Como denunciar
Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: 3411 5640, 99949 5394  e 99972 6133.

Marcelo Martin

Continue lendo

                   

Política54 minutos atrás

Agir 36 realiza evento para apresentar pré-candidatos em Gurupi no dia 6

A executiva estadual do Agir 36 (antigo PTC) está convidando os filiados ao partido para o primeiro encontro estadual da...

Política5 horas atrás

Em Palma, Gleisi Hoffmann disse que está trabalhando para unir os partidos em torno da candidatura de Paulo Mouro

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, teve o primeiro encontro da federação “Brasil Esperança” no Tocantins nesta quinta-feira,...

Geral6 horas atrás

Estado do Tocantins registra saldo positivo de mais de 1,8 mil postos de trabalhos formais em maio

Saldo acumulado de janeiro a maio é de mais de 6,1 mil postos de empregos formais.

Estado6 horas atrás

Prefeitura terá horário de atendimento diferenciado a partir do dia 1º de julho

Alteração será durante todas as segundas-feiras de julho, das 13 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 8 às 13...

Destaque1 dia atrás

Alexandre de Moraes encaminha petição para PGE analisar suposta interferência de Bolsonaro na PF

A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga alegações de Sérgio Moro.

Estado2 dias atrás

Com novo decreto, Prefeitura mantém recomendação do uso de máscara em locais fechados em Araguaína

Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27, traz também a obrigação do uso...

Destaque2 dias atrás

Quartel do Corpo de Bombeiros Reformado é Entregue pelo Governo do Tocantins

Projeto tem objetivo de reforçar o ensino com foco na organização militar, disciplinando crianças e adolescentes na prática cidadã por...

Destaque2 dias atrás

Senadores protocolam pedido de CPI para apurar corrupção no Ministério da Educação

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jean Paul Prates (PT-RN) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) protocolaram nesta terça-feira (28) o requerimento de...

Destaque2 dias atrás

Região norte do Tocantins tem Ordem de Serviço autorizada pelo Governo e receberá obras em rodovias estaduais

Rodovias que ligam Wanderlândia, Riachinho e Piraquê vão receber obras de conservação e manutenção do Plano de Pavimentação, Recuperação e...