Novembro, 2023. Em um mundo em constante evolução, indivíduos estão sempre em busca de novas oportunidades para crescer e se desenvolver. Neste processo, dois aliados poderosos potencializam os resultados: a educação e o esporte. Ambos são ferramentas capazes de transformar realidade, que juntas empoderam e fazem dos jovens verdadeiros agentes de mudanças sociais próprias e das comunidades em que vivem.
Proporcionando convivência em grupo e melhorando a percepção do papel de membro na sociedade, o esporte favorece a todos, sem fazer qualquer distinção de gênero, idade, raça ou deficiência. Por meio de iniciativas disruptivas como o projeto Olympism365 “Esporte, Educação e Meios de vida” – desenvolvido pelo Comitê Olímpico Internacional (COl) e liderado pela Fundação SES – é possível conectar os valores olímpicos, tradicionais do meio esportivo, com a juventude, expandindo o acesso à educação de qualidade e ampliando oportunidades de capacitação, geração de emprego e renda por meio do trabalho.
No Brasil, o projeto é fruto da parceria da Fundação com a Demà Jovem by Renapsi e tem como propósito contribuir com a qualificação e formação de jovens aprendizes. Realizada nos estados do Tocantins, Goiás e Distrito Federal, a iniciativa visa a formação de 10 mil jovens como Paulo Henrique Brito. O tocantinense de 21 anos é aprendiz na Ferpam e destaca os benefícios que o programa propicia.
“Está me ajudando a entender mais nossas responsabilidades e compromissos. Além disso, a prática esportiva ajuda a manter corpo e mente saudáveis. Isso, sem dúvidas, é algo que vai me tornar uma pessoa melhor no futuro e é isso que eu quero, ser melhor para mim e para os meus, poder crescer, evoluir e dar orgulho a todos”, declarou.
Jogador de basquete há 13 anos, Paulo está participando das aulas práticas e teóricas realizadas pelo programa inédito no Brasil. Também são desenvolvidas atividades de incentivo ao esporte, como gincanas e oficinas, fazendo o jovem aproveitar para unir o melhor dos dois mundos.
“Acho de uma importância gigantesca juntar esses lados, a escola e a prática esportiva. São mecanismos que geram um potencial enorme para mudar a vida de qualquer pessoa. No meu caso particular, um ajudou o outro. Jogar basquete me deu a oportunidade de ingressar em escolas de alto nível com bolsa de estudos, e ainda melhorou meu potencial intelectual para render mais em sala de aula. É a combinação perfeita”, observou.
Orgulhoso e grato por participar de um projeto com essa visão de futuro, Paulo Henrique torce para que outros colegas também possam abraçar a oportunidade de um futuro melhor, assim como Maria Vitória Pereira. A jovem de 17 anos é aprendiz na Secretaria de Esportes e Juventude, e conta com os aprendizados do Olympism365 “Esporte, Educação e Meios de vida” para alcançar os objetivos que traçou para a vida.
“Meu sonho é ser jogadora de futebol e esse projeto se tornou algo importante para mim, porque é uma ponte para que eu não desista. Me incentiva tanto no aspecto educacional quanto no profissional, além de proporcionar melhor visibilidade e autoestima”, comentou a jovem.
Olympism365 “Esporte, Educação e Meios de Vida” transformando a vida dos jovens
Por meio do núcleo “Esporte, Educação e Meios de Vida”, o Olympism365 oferece uma metodologia eficaz de preparar os jovens para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, o foco da iniciativa global é construir uma base sólida para a sociedade, inspirando sonhos e motivando jovens a acreditarem no potencial de fazer a diferença.
“A importância da juventude no cenário global não pode ser subestimada. Eles representam uma fonte de energia, criatividade e determinação, características fundamentais para criar um impacto positivo e duradouro na sociedade. Por isso precisamos fornecer a eles as oportunidades, porque são eles que farão a diferença um dia”, quem observa é o coordenador da Demà Jovem by Renapsi, Charlie Oliveira.
O coordenador explica ainda que o projeto pretende beneficiar jovens em diversas áreas, promovendo os valores olímpicos dentro dos programas de aprendizagem da Demá Jovem by Renapsi, que são colocados em prática nos diversos âmbitos da vida dos jovens, seja ao aprender sobre o trabalho em equipe, ou no cumprimento de regras em uma ampla socialização.
Charlie destaca também que por meio da educação, a iniciativa amplia os horizontes e direciona a trajetória dos jovens. “É um investimento de longo prazo que ajuda a desenvolver o pensamento crítico e os valores éticos, colocando em prática as vivências de cidadania, inclusão e socialização. A intenção é transformar vidas por meio de uma jornada única”, comentou.
São vidas positivamente impactadas e endossadas em relatos como a Maria Vitoria, ratificando o valor do projeto. “Promover esse tipo de projeto junto aos jovens é fundamental. Nós, jovens, enfrentamos realidades distintas e difíceis para muitos, por isso, é tão valiosa essa experiência no Olympism365. O projeto nos apresenta uma perspectiva para enxergar melhor o futuro. Isso me faz querer ser uma pessoa melhor e traçar novas metas de vida”, concluiu.
Sobre a Renapsi | A Demà Jovem by Renapsi é uma organização que há 30 anos atua com Programa de Aprendizagem no Brasil, comprometida com o desenvolvimento de projetos sociais que promovem a educação, o trabalho e o bem-estar da juventude. Por meio de parcerias e programas inovadores, a Demà Jovem by Renapsi tem como missão criar um impacto positivo nas vidas dos jovens e inspirá-los a alcançar seu pleno potencial.
Sobre a Fundação SES | A Fundação SES é uma organização social que trabalha na Argentina e na América Latina desde 1999, promovendo e restaurando os direitos de adolescentes e jovens. Ela impulsiona a inclusão social, educacional, econômica, trabalhista e cidadã da juventude, levando em consideração suas trajetórias e contextos de vida. Essa missão é realizada por meio de parcerias e da construção de redes e alianças com organizações e instituições da sociedade civil, empresas, agências internacionais, Estados e a própria juventude.
Para entrevistas e mais informações à imprensa
FSB Comunicação
Jonathan Jayme