Vacinação de Araguaína alerta população para tomar segunda dose da Pfizer

Vacinação de Araguaína alerta população para tomar segunda dose da Pfizer

Prefeitura diminuiu intervalo entre as doses para 21 dias e, das mais de 64 mil primeiras doses aplicadas, pouco mais de 14 mil pessoas voltaram para completar o calendário vacinal do imunizante

A Secretaria da Saúde de Araguaína inicia nesta sexta-feira, 8, um mutirão de vacinação para a aplicação da vacina contra a covid-19. O foco principal da ação é alcançar a população que recebeu a vacina da fabricante Pfizer e ainda não retornou às UBS (unidades básicas de saúde) para a aplicação da segunda dose.

“Seguindo a recomendação do laboratório fabricante, Araguaína está reduzindo o intervalo de aplicação da segunda dose para quem recebeu o imunizante da fabricante Pfizer, que agora passar a ser aplicado com um intervalo de 21 dias. Por isso precisamos que a população procure as unidades básicas de saúde e complete o esquema vacinal quanto antes”, orientou a diretora de imunização do município, Samilla Braga.

De acordo com os dados levantados pelo Município, das mais de 64 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina, pouco mais de 14 mil foram até os postos de vacinação para receber a segunda dose que completa o protocolo de imunização. A pouca procura representa um déficit de 77% da população que ainda não recebeu a segunda dose do imunizante.

Mutirão de vacinação
O mutirão terá início nesta sexta-feira, 8, com a instalação de um posto avançado de vacinação em frente à Câmara de Vereadores, no Centro, no cruzamento entre a Avenida Cônego João Lima e a Rua das Mangueiras, das 17 às 19 horas. No local, também será aplicada a vacina para a população que ainda não recebeu a primeira dose e que tenha idade a partir dos 12 anos, além do público-alvo que deverá receber o reforço da imunização com a terceira dose.

No sábado, a vacinação itinerante segue próximo à Câmara de Vereadores, das 9 às 15 horas, além do Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 13 horas e das UBS Araguaína Sul, UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e UBS Palmeiras do Norte, das 8 às 13 horas.

Na segunda-feira, 11, véspera de feriado e ponto facultativo no município, o mutirão seguirá atendendo a população, das 9 às 17 horas, e os atendimentos também seguem no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 13 horas, e nas UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã) e UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João)das 8 às 13 horas.

Após o feriado de terça-feira, 12, a vacinação itinerante retorna na quarta-feira, 13, em frente à Câmara de Vereadores, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Por Felipe Maranhão | Foto: Marcos Sandes / Ascom