qua. jan 27th, 2021

Vacinação contra gripe começa na segunda-feira no Tocantins

450Mais de 324,2 mil doses da vacina contra a influenza foram distribuídas entre os 139 municípios do Tocantins para a campanha de imunização contra influenza de 2015.  A campanha se inicia na segunda-feira, 4 de maio, e segue até o dia 22. A expectativa é vacinar 324.168 pessoas no Estado.

A gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, explica que, apesar da campanha nacional se iniciar no dia 4, alguns municípios já estão se adiantando e convidando os grupos para irem aos postos de vacina mais próximos para receberem a dose. “Não podemos deixar de lembrar que as vacinas vão estar disponíveis até o dia 22 de maio em todos os postos de saúde do Estado e que no sábado, dia 9 de maio, todos os postos vão permanecer abertos das 8 às 17 horas, para facilitar o atendimento de quem não consegue se deslocar em dias úteis até o posto”, reforça.

Fazem parte do público-alvo desta vacina crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade; indígenas, a partir de seis meses de idade; gestantes; puérperas até o 45º dia após o parto; trabalhadores em saúde; adultos a partir de 60 anos; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

Influenza

A influenza é uma doença viral febril, aguda, cujos sintomas incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores musculares e perda de apetite. Também são comuns sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana.

No ano de 2015, não foram confirmados casos de influenza no Tocantins.  No ano passado, apenas três casos foram registrados em todo o Estado.

“Queremos lembrar especialmente pessoas idosas e aqueles que possuem algum problema crônico para não deixar de garantir a sua vacina, que é gratuita e é uma boa forma de se minimizar as chances de complicações respiratórias”, lembra o secretário estadual de saúde, Samuel Bonilha.

Juliana Matos/Núcleo Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 5.400 doses da Coronavac chegam ao Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente,...

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...