55.3 F
Nova Iorque
domingo, agosto 16, 2026

Unitins lança edital de Vestibular com 160 vagas para o Câmpus de Palmas

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quarta-feira, 24, o edital do Vestibular 2019/2 para o Câmpus de Palmas. São ofertadas 160 vagas no total, sendo 40 para cada curso oferecido na unidade: Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação. Os cursos de graduação da Universidade Estadual são totalmente gratuitos e presenciais.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 29 de abril e seguem até 15 de maio. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120. As provas, objetiva e de redação, serão aplicadas em Palmas no dia 23 de junho.

Já dando início ao cumprimento da Lei 3.458/2019, sancionada pelo governador Mauro Carlesse na última semana, o certame destina 50% das vagas para alunos egressos de escolas públicas. Dentro desse percentual, 10% são destinados para cota racial – autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A legislação destaca que a instituição de ensino tem quatro anos para implementar completamente os percentuais determinados, que consideram dados do Censo do IBGE.

O reitor da Universidade Estadual, Augusto Rezende, pontua que gradativamente nesses quatro anos, com a realização dos certames, irá mensurar os resultados e ampliar as vagas até chegar ao total estipulado na lei.

Para Augusto Rezende, com a realização do vestibular semestral em Palmas, a Unitins cumpre seu papel social abrindo 160 novas vagas para ingresso no ensino superior público e totalmente gratuito. “Nós sabemos que ainda vivemos um momento de recessão econômica e as famílias têm mais dificuldade de pagar mensalidade numa faculdade particular, por isso a Unitins é tão importante, são 160 novas vagas, ou seja, serão mais 160 pessoas fazendo um curso superior público graças a essa oportunidade. Isso reflete no desenvolvimento do nosso Estado e da população tocantinense. E a Universidade Estadual representa isso: desenvolvimento”, destaca o reitor.

Outros Câmpus

Quanto à realização do vestibular semestral nos outros câmpus da Unitins – Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis – o reitor explicou que “está no nosso planejamento, contudo nos outros câmpus nós ainda temos estrutura física compartilhada com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) e isso nos limita muito quanto à ampliação de uso das salas de aula para abertura de novas turmas. Mas com certeza, a partir do momento em que formos conquistando espaços mais exclusivos e reservados para a Unitins, realizaremos o vestibular semestral para todas as unidades”.

Matrícula dos aprovados e início das aulas

Conforme cronograma do certame, a matrícula dos aprovados no Vestibular 2019/2 serão realizadas no mês de julho e o início das aulas, conforme previsão do calendário acadêmico, está marcado também para o mês de julho.

Charlyne Sueste/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Sindiposto-TO explica como a variação dos combustíveis impacta o orçamento das famílias e das empresas

Oscilações nos preços dos combustíveis refletem nos custos de...

Propaganda eleitoral das Eleições 2026 começa neste domingo, 16

Candidaturas poderão fazer campanha nas ruas, na internet e...

Veja também