55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, julho 15, 2026

Ministério da Saúde homologa habilitação do HGP para realizar transplante renal

Portaria publicada no Diário Oficial da União fortalece a estruturação da política estadual 

O Plano Estadual de Doação e Transplantes (PEDT), elaborado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), foi homologado pelo Ministério da Saúde (MS). A homologação foi oficializada por meio da Portaria SAES/MS nº 4.353, publicada na última sexta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU).

A homologação é resultado do trabalho desenvolvido pela SES-TO, que envolveu a qualificação das equipes, a organização dos fluxos assistenciais e a implantação do Ambulatório de Pré-Transplante Renal no Hospital Geral de Palmas (HGP), responsável pela avaliação dos pacientes encaminhados por médicos nefrologistas.

Com vigência de 2026 a 2029, o Plano Estadual de Doação e Transplantes representa um importante avanço na estruturação dos serviços no Estado e consolida a habilitação do HGP para o procedimento e as ações preparatórias para a realização do primeiro transplante no Tocantins.

O nefrologista do HGP, Bruno Pinheiro, destaca que a homologação do plano é um passo importante para ampliar o acesso dos pacientes com doença renal crônica à avaliação para o transplante renal, garantindo o preparo necessário para o ingresso na lista de espera.

Ananda Santos/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

Aprosoja Tocantins obtém decisão favorável contra a cobrança da Contribuição Especial de Grãos

Sentença determina a suspensão da cobrança da CEG para...

Senado aprova em dois turnos PEC da aposentadoria dos agentes de saúde

A três dias do recesso parlamentar o Senado aprovou...

Senador Eduardo Gomes prestigia a Praia da Raposa, em Tupiratins

O vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes(PL-TO), esteve neste início...

Congresso se aproxima do recesso sem votar PEC 6×1 e PL da Misoginia

O Congresso Nacional se aproxima do recesso parlamentar, previsto para...

Veja também