20131212_131203c-028A sessão ordinária da OTAN, a realizar-se em início de setembro no País de Gales, será promovida sem a participação da Rússia. Esta informação foi publicada segunda-feira no jornal Kommersant.

O periódico constata que de qualquer maneira o principal tema da cúpula desta Aliança serão as suas relações com a Rússia. Em Gales pretende-se discutir “relações com a Federação da Rússia e a consolidação de vínculos com a Ucrânia”, assim como a “disposição da Aliança de reforçar a defesa coletiva”. De acordo com os dados à disposição deste jornal, a cúpula deve “demonstrar a decisão transatlântica e ressaltar a importância dos respectivos níveis de despesas com a defesa”. Os dois últimos pontos da ordem do dia são: “O aprofundamento das relações de parceria na OTAN e a continuação da política de portas abertas” e “o Afeganistão e a conclusão da operação das Forças Internacionais de Contribuição para a Segurança em fins de 2014”.

“O jornal Kommersant soube que ao contrário das cúpulas anteriores, os representantes da Federação da Rússia não foram convidados a assistir a esta reunião. Aliás, as fontes do jornal nos círculos diplomáticos russos revelam que em vista das atuais condições Moscou nem sequer contava com isso”, informa o jornal.

Os interlocutores do periódico no quartel-general da Aliança explicaram que a participação da delegação russa da cúpula de Gales foi reconhecida como “inconveniente”.
http://portuguese.ruvr.ru/