qua. jan 27th, 2021

Representantes de 27 municípios do Bico do Papagaio participam da abertura do Agenda Cidadã

Abertura_Agenda_AraguatinsMais de 250 pessoas lotaram a Câmara de Araguatins, na manhã desta terça-feira, 5, durante a abertura do Programa Agenda Cidadã,  edição 2015, realizado pelo Tribunal de Contas do estado do Tocantins, em parceria com o Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Energisa e Governo do Estado. 

Presentes ao evento prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e representantes da comunidade de 27 municípios do extremo norte do Estado, região conhecida como Bico do Papagaio.

O presidente da câmara de Araguatins, Jairo Ribeiro de Araújo, anfitrião do evento, ao lado do prefeito Lindomar Lisboa Madalena, deu as boas-vindas aos participantes do programa. Logo em seguida, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), João Emídio, também prefeito de Brasilândia, destacou que a intenção dos gestores públicos é não errar e que já está muito longe o tempo em que prefeitos e agentes políticos tinham intenções “erradas”. Reconheceu, porém, que a tarefa é difícil, por que a legislação é pesada e que, por isso, há a necessidade de buscar a qualificação constante.

Nesse sentido, o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, disse que o Tribunal de Contas tem uma grande preocupação em desenvolver programas de caráter educativo. “Nosso sonho é que num curto espaço de tempo mais de 90% das contas sejam aprovadas”, completou. Salientou, também, que o objetivo do Programa Agenda Cidadã é aproximar o Tribunal da sociedade e dos jurisdicionados. “Buscamos fazer com que o Tribunal de Contas esteja no meio da sociedade, ao mesmo tempo em que buscamos levar a sociedade para dentro do Tribunal de Contas”, concluiu.

O relator dos municípios da região, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, ressaltou a importância do planejamento e de sua execução por parte dos órgãos públicos. Também apresentou sua equipe de trabalho e a colocou à disposição para resolver dúvidas dos jurisdicionados.

Representando o Ministério Público de Contas, o procurador Zailon Miranda Labre Rodrigues, explicou o funcionamento e as principais atribuições do Parquet. Natural de Araguatins, declarou-se emocionado de participar do Agenda Cidadã em sua terra natal.

Parceiros

O superintendente do Sebrae, Omar Henemann, abordou as potencialidades do Tocantins e das oportunidades que surgirão com a criação, pelo Ministério da Agricultura, da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a nova fronteira agrícola do Brasil.

Alertou, contudo, que essas oportunidades só trarão resultados concretos para o desenvolvimento da região se houver um trabalho conjunto de todos os setores, sejam públicos ou privados.

Hennemann fez, ainda, uma observação aos gestores e à sociedade sobre a necessidade de conduzir adequadamente as administrações públicas. “Há um engano de entendimento de que por ser público não precisa de cuidado. É exatamente o contrário: por ser público é que precisa ser cuidado”, concluiu.

Ainda na programação da manhã, aconteceu a palestra do consultor do Sebrae, Eurypedes Ribeiro, sobre a Lei Complementar 147/2014, que alterou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Na sequência, o presidente do CRC, Sebastião Célio Costa Castro, convidou os contadores presentes para o Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que acontecerá dias 11 e 12 de junho, no auditório do TCE/TO e do qual o Tribunal é parceiro.

Finalizando, o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Peterson Portela, falou sobre os serviços que a empresa oferece para os órgãos públicos municipais.

A programação desta terça-feira continua durante toda a tarde, com palestras específicas do TCE/TO.

Confira os próximos encontros do Agenda:

7 de maio – Araguaína

8 de maio – Guaraí

14 de maio – Miracema

26 de maio – Gurupi

28 de maio – Dianópolis

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 5.400 doses da Coronavac chegam ao Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente,...

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...