Segundo Platão a única solução segura e definitiva é alcançar uma verdade common, neutra, independentemente de qualquer interesse de parte. Em uma aplicação mais enraizada aqueles que criam a norma já visão ser privilegiados por ela, a exemplo dos políticos que usam as leis de proteção a parlamentares para cometerem crimes e saírem ilesos. Com tantos casos de corrupção envolvendo o dinheiro público, a sensação que temos é realmente essa Ana Cleide, que é pouco o que o Poder Judiciário através de suas operações está fazendo para combate a corrupção.

Como a apresentada no início deste fórum, estamos sendo governados, por pessoas que deveriam estar cumprindo penas por transgressões à lei. A natureza ética da política tem sua origem na Grécia Antiga com os filósofos gregos, que despertaram o mundo para essa discussão. Para estes, ética e política se completavam e existia uma dependência entre elas, ou seja, a prática de uma só existia com a prática simultânea da outra numa relação de harmonia.

Mas um esforço conjunto entre o Estado e sociedade de fiscalizar incansavelmente a efetivação das ações de políticas públicas, elaborar Leis mais inflexíveis para que não faça valer a pena a prática de crimes envolvendo a “coisa Pública”. É possível sim que haja uma relação entre pobreza e ética em nossa sociedade. Principalmente a pobreza produzida e reproduzida historicamente por anos de exploração do trabalho.

Por: Geovane Oliveira