Política
Projeto estabelece novas regras para oferta de vagas e financiamento pelo Fies

Está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto que altera as regras de seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para que as instituições de ensino superior incluam oferta proporcional ao número de vagas em cada curso e concessão mediante desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O projeto (PLS 433/2014) é oriundo de sugestão de participantes do Projeto Jovem Senador de 2013. Os estudantes Ivanlis Nascimento da Costa, João Vitor Silva, Isamara Cardoso de Brito e Maria Eduarda Nunes da Silva destacaram a necessidade de democratizar o acesso dos candidatos a cursos de graduação de maior competitividade, como os de medicina e odontologia.
Para os estudantes, as instituições destinam poucas vagas pelo Fies para alguns cursos, o que, além de agravar as desigualdades sociais, torna inócuo o programa. Segundo eles, a destinação de 20% dos financiamentos, no mínimo, para todos os cursos, corrigiria esse vício e daria oportunidades aos estudantes de menor renda a terem acesso aos cursos com mensalidades mais altas.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que foi relatora da matéria na CDH, deu parecer favorável ao projeto. Ela ressaltou a importância de corrigir a distorção no acesso e na distribuição dos financiamentos, o que reduz as oportunidades de jovens e adultos das classes desfavorecidas se matricularem em cursos mais competitivos.
A senadora também destacou o controle de qualidade proposto pela iniciativa ao condicionar a concessão do financiamento à avaliação do desempenho dos interessados no Fies. Ela, no entanto, optou pelo uso do Enem como critério de classificação em vez do histórico escolar originalmente proposto pelos autores da sugestão.
Com o fim da 54 ª legislatura em 2014, o projeto foi devolvido à comissão para redistribuição e aguarda designação de novo relator.
Política
Com o apoio de lideranças e famílias de Araguaína, Madruga segue firme na pré-campanha para deputado estadual

Eduardo Madruga é um dos pré-candidatos a deputado estadual (PSD), tem conquistado muito apoio da população de Araguaína. Ele já teria conquistado o apoio de pelos menos 30 lideranças políticas e dezenas de famílias, que podem render até 3,500. Votos na próxima eleição, só na cidade.
A conquista de apoio que consolidou sua pré-campanha em Araguaína, pode ser influenciado pela proximidade de Wanderlândia com Araguaína e pelas boas gestões que fez durante seus mandatos de prefeito em Wanderlândia. Essa proximidade e essas boas gestões podem ser decisivas pra ele conseguir o apoio necessário para vencer as eleições.
O pré-candidato a deputado estadual. Madruga, agradeceu o apoio recebido das famílias e lideranças políticas da cidade. Segundo ele, seu domínio eleitoral é em Wanderlândia, mas ele se sente muito bem como a cidade Araguaína e suas população. “Eu estive quase todos os dias nas cidades, claro que se for em uma candidatura vitoriosa vou trabalhar também para Araguaína” disse Madruga.
Por: Geovane Oliveira
Política
Em Arapoema, Lázaro Botelho participa do lançamento de obras na TO-230

O pré-candidato a deputado federal, Lázaro Botelho (Progressistas), acompanhou o Governador Wanderlei Barbosa e comitiva em agenda no município de Arapoema na tarde deste sábado, 25. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para início das obras de conservação e manutenção da TO-230, trecho que liga Bandeirantes a Arapoema – no entroncamento da BR-153.
O evento faz parte do Plano de Pavimentação, Recuperação e Conservação do Estado, lançado este mês e orçado em aproximadamente R$ 700 milhões. Serão 30 trechos de rodovias estaduais recuperados em todas as regiões do Tocantins.
Lázaro lembrou que a obra atende uma solicitação da deputada estadual, Valderez Castelo Branco, por meio de requerimento na Assembleia Legislativa e reforçou a necessidade dos representantes políticos estarem atentos às demandas da comunidade.
“Arapoema cresce com forte tendência para o desenvolvimento econômico no setor agropecuário, especialmente na criação de bovinos de corte. Uma malha asfáltica recuperada contribui para o escoamento da produção, e beneficia também a agricultura familiar tão presente na região”, disse.
O pré-candidato parabenizou ainda o Governo do Estado e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) pelo trabalho. “Em pouco tempo, está fazendo do nosso estado um verdadeiro canteiro de obras, dando atenção e investindo em todos os 139 municípios”, declarou.