A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), por meio da Diretoria de Educação Básica, realizam, entre os dias 11 e 12 de dezembro, em Palmas, a formação sobre a metodologia de trabalho dos programas Se liga, Circuito Campeão e Acelera Brasil para professores alfabetizadores.

Participam da formação cerca de 40 profissionais, que serão Agentes Técnicos do IAS nas 13 diretorias regionais de educação e na sede da Seduc. Os profissionais que participam dessa formação irão repassar a metodologia de trabalho para as equipes em cada diretoria regional de educação, abrangendo um total de 80 formadores em todo o Estado. A previsão é que, em janeiro de 2018, a formação alcance 2400 professores.

Nos dois dias de curso, os professores trabalharão as metodologias e estratégias próprias do IAS,que abrangem os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Conforme Eliane dos Reis Marinho, coordenadora regional do IAS, na Diretoria Regional de Educação de Guaraí, a formação é uma boa estratégia para a melhoria da educação. “Esse trabalho contribui para a correção da distorção idade/ano, melhora a expectativa de aprendizagem na leitura e, com isso, os resultados das avaliações internas e externas melhoram”, ponderou a coordenadora.

Segundo Joana dos Reis Neres Gomes, diretora de Educação Básica, a formação se justifica pela necessidade de reafirmar a dinâmica de aprendizagem dos programas. “Repassar a metodologia do IAS aos novos professores, bem como a dinâmica de sala de aula é uma necessidade para a melhoria da qualidade do ensino”, finalizou a diretora.

O Instituto

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar a diminuir as desigualdades sociais no Brasil, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da educação.  Seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins