Cartórios eleitorais do Tocantins estão recebendo adequações no ambiente de trabalho. Além da troca de todos os equipamentos de informática, iniciada em maio 2014, os espaços estão sendo adequados para melhorar a prestação dos serviços eleitorais à sociedade, como, por exemplo, com a reorganização do cabeamento.
As adequações fazem parte do programa “Pró-ativo ZE”, promovido anualmente em todas as Zonas Eleitorais. Neste ano o diferencial é a troca de todo parque de informática da Justiça Eleitoral, por equipamentos ainda mais robustos em tecnologia. A estrutura de comunicação dos cartórios com a sede está sendo refeita e o sistema de segurança reinstalado.
O trabalho será finalizado nos 35 Cartórios Eleitorais no final do mês de julho, o que irá agilizar mais a prestação dos servidos dos colaboradores da Justiça Eleitoral. No Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e no Anexo I e II, em Palmas, a substituição foi feita entre maio e junho.
Investimento
O TRE-TO adquiriu 300 novas equipamentos de melhor desempenho. O investimento proporcionará aos servidores mais celeridade na consulta processual e nos demais trabalhos administrativos, uma vez que os novos computadores são equipados com tecnologia avançada e memória capaz de suportar a nova plataforma do sistema operacional Windows 7, ao invés do Windows XP utilizado pela Justiça Eleitoral, atualmente.
De acordo com o Coordenador de Suporte e Infraestrutura (CSI), Valdenir Júnior, as máquinas antigas passarão pelo processo de baixa patrimonial. “Os equipamentos antigos passarão por processo de descarte e, caso necessário, poderão até ser doados para outro órgão,” finalizou.
(Gilsiandry Carvalho – Ascom / TRE-TO)