Proposta do governo estadual é criar hospital de campanha com 100 leitos simples em Palmas. Órgãos de fiscalização acompanham projeto e cobram detalhes sobre custos.

A Prefeitura de Palmas concordou em ceder o Espaço Cultural para receber o hospital de campanha que deve ser montado pelo governo do estado a partir de maio. O município também colocou os espaços do estádio Nilton Santos, na região sul de Palmas, e o Centro de Convenções, na região central da cidade, à disposição da Secretaria de Estado da Saúde.

O projeto do estado é construir hospitais de campanha em Palmas, Araguaína e Gurupi. O governo prevê 100 leitos comuns para a Covid-19 na capital, além de 50 em cada uma das unidades do interior. A princípio, nenhum deles contará com respirador mecânico e servirão para acolhimento dos casos positivos.

O pedido para utilizar o Espaço Cultural tinha sido feito na última segunda-feira (20). O governo ainda não divulgou o valor que será investido e nem o número de profissionais que serão contratados.

Nesta quinta-feira (23), o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho deram um prazo de 72 horas para a Secretaria Estadual de Saúde dar detalhes sobre o projeto. Os órgãos querem saber se a gestão será terceirizada ou da própria secretaria, além dos custos de funcionamento.

Além destas questões, o Conselho Federal de Medicina também manifestou preocupação com as condições de trabalho dos profissionais de saúde que vão atuar nestes hospitais de campanha.

Números da Covid-19 no estado

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (23) confirmou seis novos casos de Covid-19 no Tocantins. Com isso, o total de casos confirmados no estado chega a 43. Duas mortes pela doença foram registradas. Veja os dados por cidade:

  • Palmas – 28 casos
  • Araguaína – nove casos
  • Gurupi – um caso
  • Dianópolis – um caso
  • Cariri do Tocantins – um caso
  • Paraíso do Tocantins – um caso
  • Tocantinópolis – um caso
  • Sítio Novo do Tocantins – um caso

Fonte G1 Tocantins