Blitz foi realizada na Capital nas áreas do 1º e 6º Batalhão, como forma de conscientizar a população sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Nesta sexta-feira, 13, a Polícia Militar do Tocantins realizou em Palmas, através da Coordenação Estadual da Patrulha Maria da Penha (PMP), com apoio do 1º e 6º Batalhão, uma blitz em alusão a campanha “Agosto Lilás”. Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em razão da Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006.

A campanha tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o tema. A ação foi realizada em dois pontos da Capital: na Avenida Tocantins, em Taquaralto e na Avenida NS 02.

O foco foi a conscientização dos condutores que passaram pelo local, sobre a importância de se coibir qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, esclarecendo sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, previstas na Lei Maria da Penha.

Aos motoristas foram entregues panfletos que divulgam os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

“Toda ação que conscientize a população no combate à violência contra as mulheres é importantíssima, principalmente para o encorajamento delas em denunciarem o agressor. O 6 ° BPM historicamente é um grande combatente da linha de frente dessa causa e fica honrado em ter nossa área contemplada com a operação de  abertura da campanha “Agosto Lilás” da PMTO. As mulheres podem sempre contar com o 6° BPM em defesa dos seus direitos”, disse o Major QOPM Isaac Lima Braga, Subcomandante do 6 ° BPM.

Para a comandante do 1º Batalhão, Major QOPM Marlene Alves, a campanha é de extrema importância para a sociedade. “É de extrema relevância a Polícia Militar promover a conscientização sobre este grave problema que aflige de maneira peculiar as mulheres e traz grande sofrimento a elas e à família de maneira geral. O 1º Batalhão apoia a Campanha e participa, durante todo o mês, das ações preventivas específicas. Alerto a sociedade sobre a importância da denúncia. Vamos combater juntos toda e qualquer forma de violência contra as mulheres”, ressaltou a major Marlene.

 Edição: Gisele Burjack

Revisão Textual: Hilma Costa