Em seu terceiro dia, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), atraiu muitos visitantes, que viajaram de diversos lugares do estado para conhecer as novas tecnologias do agronegócio. A Feira segue até sábado, promovida pelo Governo do Estado acontece em Palmas, até 18 de maio.
Com uma estrutura sustentável, arquitetada com materiais 100% reutilizáveis e reaproveitamento de água, o estande da Secretaria da Educação (Seduc) recebeu nesta quinta-feira, 16, muitos estudantes interessados em adquirir mais conhecimentos sobre o universo agro. Os educandos foram recebidos pelo secretário da Educação, Fábio Vaz, que além de prestigiar os trabalhos expostos pelos alunos, também proporcionou um momento de interação e escuta com as escolas.
O secretário garantiu que a prioridade do Governo do Estado é oportunizar um ensino de qualidade para todos os estudantes do Tocantins. O titular da Seduc reiterou a importância da feira para estimular e incentivar os educandos das escolas agrícolas.
“Mais de 500 estudantes das escolas do campo estarão na Agrotins para experienciar o que há de novidade na agricultura e agropecuária. É essencial promovermos essa vivência na feira que apresenta soluções de tecnologia de ponta, pois logo os estudantes do Ensino Médio estarão entrando no mercado de trabalho e precisam estar preparados”, enfatizou. Fábio Vaz.
Visitantes
Para a estudante Etaly Luizzy, da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, conhecer a feira trouxe novos conhecimentos. “Essa é a minha primeira vez na Agrotins e achei tudo interessante, gostei muito da explicação sobre os diferentes tipos de abelhas. Na escola fazemos parte da trilha do agronegócio e eu pretendo seguir nesse ramo. Ter vindo aqui hoje foi muito importante, pois pude conhecer novas tecnologias e muita coisa que não sabia que existia”, revelou.
Pela primeira vez na feira, o estudante Rafael Neto Alves, do Colégio Estadual Agropecuário de Natividade, se surpreendeu com a magnitude do evento. “Estou gostando de tudo. Os tanques e a horta mandala são muito interessantes. Eu quero ser agrônomo e tudo que posso absorver de conhecimento, que sei que vai ser bom para o meu futuro, eu estou fazendo”, disse.
A estudante Itielly Xavier, do Colégio Estadual Agropecuário de Almas, participou da palestra ‘Liderança, empreendedorismo e inovação’, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), e ressaltou como os conhecimentos adquiridos na Agrotins serão relevantes para sua formação profissional. “A palestra destacou sobre a liderança jovem e o protagonismo juvenil no agro foi muito interessante. Esse tipo de conteúdo, com uma didática própria para o nosso público, está agregando muito para o nosso conhecimento, não é sempre que temos uma oportunidade como essa”, relatou.
Ítalo Ribeiro, que também estuda no Colégio Estadual Agropecuário de Almas, compartilhou a empolgação de participar da Agrotins. “Nós viemos ontem pela manhã e hoje de novo. Tem tanto coisa legal pra descobrir e aprender, que não queria ir embora. Lá em Almas temos a Agrosudeste, que é a maior Feira Agrotecnológica do Sudeste do Tocantins e a 2ª maior do estado, e acontece no nosso colégio. Tanto lá quanto aqui, sempre temos oportunidades de adquirir mais conhecimentos e isso é muito bom”, afirmou.
O professor do curso técnico integrado de agronegócio, do Colégio Estadual Trajano de Almeida, de Caseara, Jailson Marinho da Silva, falou sobre a participação da Agrotins. “Eu já vim nas outras edições, mas à frente de uma turma é a primeira vez. A maioria deles nunca esteve aqui, é muito legal trazer essa visão pra eles. Nossa escola fica na região do Vale do Araguaia, que hoje tem um potencial muito grande para a produção agrícola. Então, trazer essa turma aqui, é fundamental para estimulá-los e incentivá-los a querer mais, a aprender mais sobre o agro e as inovações tecnológicas”, concluiu.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins