Oficializado como candidato a prefeito de Palmas na noite deste sábado, 5 de setembro, o ex-reitor da UFT (Universidade Federal do Tocantins) Alan Barbiero, 53, defendeu a integração da cidade, rompendo as barreiras físicas e sociais que separam a Capital. “Palmas é uma só! Precisamos de políticas de inclusão, de acesso à saúde, educação e oportunidades para todos. É necessário ouvir as pessoas e implantar projetos estruturantes”, ressaltou o candidato, ao propor a implantação de grande Parque da Integração aproveitando a enseada do lago que atravessa a ponte que liga o Sul ao Plano Diretor.

O evento ocorreu no Estacionamento dos Jogos Mundiais Indígenas, na Avenida Teotônio Segurado, ao lado do Bertaville, região Sul da Capital.

Realizada de modo inovador no sistema Drive-In, a convenção teve cerca de 500 veículos, confirmou Micheline Cavalcante, 43, doutora em ciências da Saúde, profissional de carreira da saúde do município de Palmas, como candidata a vice-prefeita e referendou 30 candidatos a vereador do partido.

Alan Barbiero conta com respaldo total das direções estadual e nacional do partido para essa candidatura. Ele é engenheiro agrônomo, empresário, ex-deputado estadual, além de ter trabalhado como secretário municipal e estadual.

Para o candidato, a falta de oportunidades aos jovens de Palmas e a ausência de um plano de desenvolvimento econômico integrado com a educação vêm provocando a pior mazela que uma cidade pode ter: o aumento do número de assassinatos. “Infelizmente, a taxa de homicídio nos últimos dez anos cresceu absurdamente. Eram 14 assassinatos por 100 mil habitantes e agora são 33 por 100 mil habitantes. Tenho certeza que é por falta de oportunidade e o tráfico vai lá e pega os nossos jovens”, ressaltou Barbiero, ao destacar os números consolidados do Atlas da Violência de 2007 e 2017.

Barbiero defendeu a viabilização de um grande centro tecnológico e de inovação nas proximidades do aeroporto, para formação de startups e incubadora de empresa, que incluiria os jovens. O candidato também se mostrou muito preocupado com o meio ambiente, a falta de cuidado com as nascentes dos córregos de Palmas e a preservação do lago. “Eu sou apaixonado por este lago e temos que utilizá-lo de forma sustentável. Consigo enxergar campeonatos nacionais e internacionais de esportes náuticos e aquáticos, além do turismo principalmente da pesca esportiva”, afirmou Barbiero ao criticar a atual gestão que não tem projetos para Palmas e já demonstrou sua ineficiência. O candidato citou o exemplo que em plena pandemia o município de Palmas arrecadou de janeiro a agosto R$ 134 milhões a mais do que nos primeiros oito meses do ano passado e mesmo assim está deixando boa parte do comércio quebrar, além de quase 2 mil pessoas desempregadas conforme dados de do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) dos primeiros sete meses do ano.

A convenção contou com a presença do presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas, e do coordenador do Podemos da Região Norte do País Murilo Alves de Oliveira. A presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), e o senador Álvaro Dias (PR), gravaram mensagem de respaldo a Alan Barbiero que foram exibidas no telão.

A todo momento, o público presente buzinava dos seus carros enquanto assistia o evento político. As candidaturas foram todas aclamadas por unanimidade e muitos apoiadores aproveitaram para colar adesivos do Podemos nos seus veículos. Os filiados do partido também aprovaram resolução para que a direção municipal do Podemos em Palmas possa conduzir os trabalhos de possíveis coligações – com o objetivo de fortalecer a candidatura de Alan Barbiero – até o prazo final de convenções partidárias, dia 16 de setembro.