Operação Alpha mobiliza a Polícia Militar em ações de reforço à segurança em Palmas

Operação Alpha mobiliza a Polícia Militar em ações de reforço à segurança em Palmas

Com a presença do comandante geral, coronel PM Júlio Manoel da Silva Neto, a Polícia Militar do Tocantins deflagrou na tarde desta sexta-feira, 09, a Operação Alpha. Com apoio de outras forças de segurança, a PM realizou patrulhamentos ostensivo preventivo e repressivo em todo plano diretor de Palmas, Taquaralto e Luzimangues, fiscalizando medidas sanitárias contra a Covid, tendo o objetivo de melhorar a sensação de segurança da comunidade.

Durante a operação, a equipe de militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreendeu uma arma de fogo calibre modelo 635 na região de chácaras de Palmas, próxima ao Setor Flamboyant 3. O Batalhão de Choque, através da ROTAM, prendeu um suspeito de roubo a transeunte no Jardim Aureny II. 

Sobre a operação Alpha

A palavra Alpha, de origem grega, é conceituada como sendo o momento ou ponto que algo se inicia, ou ainda, o princípio de tudo. As atividades desenvolvidas são parte das ações do atual comando da PMTO, que busca, através da operação, dar maior apoio às Unidades Policiais Militares da Capital, reforçando o policiamento do município de Palmas, por meio de blitzes e abordagens a pessoas e veículos suspeitos.  Destina-se, também, a atuação junto aos estabelecimentos comerciais, na fiscalização do cumprimento das normas preventivas de proliferação do novo Coronavírus.


“A missão da instituição é zelar pela segurança do cidadão tocantinense e cumprir com nosso dever constitucional. O governador, Mauro Carlesse, tem dado autonomia para que nós possamos atuar em prol da população nesse sentido, e os resultados têm sido positivos. Estamos tirando das ruas os ilícitos, repreendendo e causando prejuízo à criminalidade”, destacou o comandante geral da PMTO, coronel PM Silva Neto. 

Foram empregados na operação 80 policiais militares, 26 viaturas e o helicóptero da SSP. Estavam presentes na Operação o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Wesley,  o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Marques, bem como todos os Comandantes de Batalhões da Capital.

Gisele Burjack / Governo do Tocantins