domingo, outubro 19, 2025

Números de guerra: com 61 mil assassinatos, Brasil bate recorde de violência em 2016

O Brasil quebrou todos os seus recordes históricos e registrou em 2016 o maior número de homicídios em sua história: um total de 61.619 pessoas morreram violentamente no país, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número divulgado no Anuário da entidade expõe um quadro bastante negativo, no qual “sete pessoas são mortas a cada hora” no país, um aumento de 3,8% em relação a 2015. Em 14 das 27 capitais brasileiras aumentou o número de homicídios, diz o relatório.

Com os números de 2016, o Brasil atinge uma taxa de homicídios de 29,9 por 100 mil habitantes.

A violência aumentou em todo o país, contrariando o cenário anterior que mostrava crescimento apenas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nesta região, aliás, a situação se agravou ainda mais: Sergipe teve a maior taxa de mortes violentas: 64 por 100.000 habitantes, seguido por Rio Grande do Norte (56,9) e Alagoas (55,9).

De acordo com a diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, o cenário para o futuro não é nada positivo, caso as políticas de prevenção, de segurança e de outros setores da gestão pública não se tornem prioridade na agenda dos governantes.

“O quadro de violência passa a se espalhar pelo resto do país, uma tendência que tínhamos aparentemente freado dois anos antes. É preocupante. Você vê o acirramento de conflitos e da violência nos próximos meses”, disse ela, em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

“Precisamos de investimentos nas polícias e no sistema criminal, sob pena de enxugarmos gelo pelos próximos anos”, continuou.

Outro dado relevante que ajuda a explicar o aumento da violência, segundo o Anuário, envolve a queda nos investimentos na segurança pública em 2015 e 2016. Só a União derrubou em mais de 10% os seus gastos na área, enquanto os Estados diminuíram quase 2% os seus investimentos no setor.

/br.sputniknews.com

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares