55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 14, 2025

MPE solicita ações de parlamentares em audiência pública de prestação de contas da Saúde na AL

O Ministério Público Estadual (MPE) acompanhou, nesta quarta-feira, 29, a audiência Pública para prestação de contas da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) na Assembleia Legislativa do Estado. No evento, a Promotora de Justiça da Saúde, Maria Roseli de Almeida Pery, observou os dados apresentados pelo Secretário Estadual da Saúde, Marcos Musafir, e fez um apelo aos parlamentares para que destinem mais recursos aos investimentos em saúde.

Em sua fala, a Promotora elogiou a realização da audiência e a transparência da atual gestão. Apontou que um dos grandes problemas do Tocantins vem desde sua criação, quando os governantes deixaram de investir na descentralização da saúde, o que  contribuiu para que, hoje, a Secretaria de Saúde (Sesau) tenha uma folha quase impagável. E chamou os deputados a se envolver e buscar soluções para este problema.

Falou da superlotação dos hospitais, da dívida do Estado com os municípios e frisou que a judicialização, apontada pelo secretário de saúde como um dos maiores problemas da pasta, é apenas o reflexo da falta de cumprimento de um direito que é básico e essencial ao cidadão tocantinense.

Em resposta ao deputado Alan Barbiero, que destacou a situação difícil pela qual o Hospital e Maternidade Dona Regina passa hoje, a Promotora destacou a atuação constante dos órgãos de controle, entre eles o MPE, em inspecionar e ajuizar Ações Civis Públicas (ACP) apontando e pedindo soluções para os problemas estruturais deste e de outros hospitais de referência no Estado.

Maria Roseli pediu que os deputados se sensibilizem no sentido de destinar emendas para construção de um novo prédio para a maternidade Dona Regina. Obra que, segundo a Promotora, já possui projeto arquitetônico aprovado, mas ainda sem recursos para sair do papel.

A promotora ainda destacou o empenho do atual secretário da saúde, Marcos Musafir, mas lembrou a todos que atualmente a pasta da saúde não possui autonomia na gestão de seu próprio orçamento, já que os recursos da pasta são controlados pela Secretaria da  Fazenda.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual José Bonifácio, que sugeriu a realização de uma reunião entre MPE, Defensoria Pública, Conselho Estadual de Saúde e a comissão de saúde da Casa, para ver como a AL pode contribuir com a saúde do Estado, bem como analisar os planos de cargos, carreiras e salários da pasta, a fim de verificar as mudanças necessárias.

Prestação de Contas

A prestação de contas apresentada pelo Secretário da Saúde apontou que no terceiro quadrimestre de 2016 foram gastos, pela pasta, cerca de R$ 1,4 bilhão , sendo que 76% desse montante foi destinado à folha de pagamento do Estado.

Sobre o primeiro quadrimestre de 2017, Musafir apontou uma previsão orçamentária de R$ 1,7 bilhão dos quais 727 milhões já foram empenhados. Mais uma vez, o maior gasto da pasta foi com folha de pagamento, que contemplou 68% do recursos.

O Secretário ainda demonstrou que foram realizados no terceiro quadrimestre de 2016, cerca de 150 mil procedimentos cirúrgicos e 504 internações em leitos de UTI. Mostrou que, hoje, o Tocantins possui 1487 leitos SUS, 4 hospitais de alta complexidade, 14 Hospitais de média complexidade e que é responsável por 84% das internações realizadas no Estado, dentre outros dados disponíveis na apresentação em anexo.

Daianne Fernandes

Últimas Notícias

STF Decide que Recreio Pode ou Não Integrar Jornada de Professores Conforme Cada Caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13),...

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao...

Câmara Municipal de Araguaína apresenta balanço positivo no aniversário de 67 anos da cidade

Em 2026, o trabalho legislativo realizado pela Câmara Municipal...

Assembleia aprova emenda de Gipão que inclui construção de ponte em Aragominas como meta prioritária da LDO 2026

A Assembleia Legislativa aprovou a emenda aditiva, apresentada pelo...

Veja também