quarta-feira, setembro 3, 2025

MDB inicia movimento interno para lançar candidatura própria à Presidência em 2026 e avalia rompimento com base de Lula

O MDB deu início nesta semana a um movimento interno que pode redefinir sua posição no cenário político nacional até 2026. Com aval de figuras como o ex-presidente Michel Temer, dirigentes do partido começaram a organizar debates estaduais para discutir a possibilidade de lançar um candidato próprio à Presidência da República e, eventualmente, romper com a frente ampla que compõe a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A estratégia, segundo a CNN Brasil,  inclui não apenas avaliar nomes para a disputa presidencial, mas também projetar alianças locais, construir um plano de governo e discutir a atuação política da legenda nos próximos dois anos.

A iniciativa está sendo conduzida por Baleia Rossi, deputado federal e presidente nacional do MDB, em articulação com o também deputado Alceu Moreira, que comanda a Fundação Ulysses Guimarães — entidade ligada à formulação ideológica do partido. O ex-ministro Aldo Rebelo ficará responsável pela coordenação das chamadas caravanas, que percorrerão diferentes estados com o objetivo de ouvir as bases e fortalecer o discurso em favor de uma candidatura emedebista.

Baleia Rossi, que atuou como coordenador político da campanha de reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, tem reiterado nos bastidores que o MDB precisa recuperar protagonismo nacional. Em reuniões internas, ele tem defendido que a legenda assuma uma postura crítica à polarização entre Lula e os herdeiros do bolsonarismo, propondo uma terceira via de centro como alternativa para o país.

Ainda de acordo com a reportagem, o nome que desponta com mais força entre os emedebistas é o de Helder Barbalho, governador do Pará e um dos aliados mais próximos de Lula no Norte do país. A boa avaliação de sua gestão estadual e a visibilidade conquistada com a organização da COP30, que ocorrerá em Belém no fim do ano, colocam o paraense como favorito na disputa interna.

Mesmo com a proximidade entre Barbalho e o presidente da República, lideranças do MDB avaliam que sua candidatura pode ser construída como uma opção moderada, com discurso nacional voltado ao equilíbrio fiscal e à estabilidade institucional.

Fonte 247.

Últimas notícias

Estudante de Araguaína representa o Tocantins em fase nacional da maior competição de educação profissional do mundo

O estudante Jackson Aguiar Marinho, do Centro de Ensino...

Estado do Tocantins lança programa de R$ 250 para combater fome de 7 mil famílias

Famílias em situação de vulnerabilidade social e com renda...

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

No coração do Tocantins, o Cerrado pulsa como fonte...

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta segunda-feira, 1º de...

Governo do Tocantins abre inscrições para o Seminário de Floresta Plantada no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da...

Artigos Relacionados

Categorias populares