55.3 F
Nova Iorque
sábado, outubro 25, 2025

Inelegibilidade de Bolsonaro: Pesquisa aponta Tarcísio como favorito para substituir ex-presidente

De acordo com a pesquisa Genial/Quest divulgada hoje (22), caso o ex-presidente Jair Bolsonaro se torne inelegível para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desponta como o favorito para substituí-lo.

Para 21% dos eleitores Bolsonaro deve apoiar seu ex-ministro da Infraestrutura na próxima disputa presidencial caso esteja impedido de concorrer, relata o jornal O Globo.

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), é citada por 15% como uma possível sucessora do marido, enquanto o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o preferido de 10%. Apenas 5% acreditam que o herdeiro político do ex-presidente deve ser o senador Flávio Bolsonaro (PL), um de seus filhos.

O cacique do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, já sinalizou que Michelle seria um nome à presidência. Entretanto, quando voltou para o Brasil, Bolsonaro disse que a ex-primeira-dama “não tem vivência na política para concorrer“, mas ontem (21), segundo a coluna de Bela Megale, começou a admiti-la como candidata.

Ainda segundo a sondagem da Genial/Quest, Tarcísio tem a preferência dos homens (27%), enquanto Michelle é mais citada pelo público feminino (19%). Michelle tem maior vantagem nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, já Tarcísio no Sudeste.

As chances de Bolsonaro ficar impedido de concorrer tornaram-se maiores após a Procuradoria-Geral Eleitoral defender a inelegibilidade do ex-presidente devido a indícios de abuso de poder político em ataques feitos ao sistema eleitoral em reunião com embaixadores.

Há ainda outras 15 ações contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

sputniknewsbrasil

    Últimas Notícias

    Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

    A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

    Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

    O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

    Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

    Pouco mais de um mês se passou desde o...

    Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

    Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

    Veja também