sáb. jan 16th, 2021

Hospital Universitário da UFT realiza integração com primeiros alunos de medicina do Câmpus de Araguaína

Em continuidade à semana de acolhimento da primeira turma de medicina da Universidade Federal do Tocantins do Câmpus de Araguaína (TO), durante esta quarta-feira (13), os estudantes participaram de evento de integração no Hospital de Doenças Tropicais da UFT, instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A programação segue nesta quinta (14) com o plantio de 30 árvores no Centro de Ciências da Saúde (CCS), e encerra na sexta-feira (15) com a participação em campanha de doação de sangue no Hemocentro do município.

Biossegurança, saúde ocupacional, controle de infecção hospitalar, questões éticas e orientações sobre os serviços ofertados, foram alguns dos temas abordados na integração, realizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). A ação contou com a apresentação da equipe de governança, da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), além da equipe de apoio interno, médicos e residentes, e ao final, houve uma roda de conversa – relato de experiências com os alunos do internato de medicina da UFT, oriundos Câmpus de Palmas.

Na oportunidade, o superintendente do HDT-UFT, José Pereira Guimarães Neto deu as boas-vindas aos alunos e reforçou o que segundo ele, já havia comentado na aula magna. “Este é o primeiro e único hospital universitário do estado, vocês são a principal razão de existirmos, há quatro anos estamos preparando este espaço para recebe-los. O momento agora é de cada um assumir a sua responsabilidade e fazermos deste o melhor hospital da região norte”.

O ingressante do curso, Arthur Santos falou sobre sua impressão do hospital. “A gente acha que vai encontrar um lugar sucateado, com pouca organização, com pessoas desmotivadas, essa é a atmosfera que passa do sistema público de saúde; aqui o primeiro contato foi totalmente surpreendente, vejo um hospital que está se renovando, percebi um pessoal motivado, que lida bem com o dinheiro público, algo que realmente emociona, você perceber que tem pessoas que se preocupam com o próximo, e administrando o hospital de uma maneira tão fantástica”, relatou.

O HDT-UFT será o cenário para a realização das práticas clínicas e no Centro de Ciências da Saúde, ficam instalados a coordenação do curso, o apoio técnico, laboratórios de ensino pesquisa e extensão e salas de aulas.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

– 

Daianni Parreira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto do Governo do Tocantins prorroga benefício fiscal para fomentar a economia durante a pandemia

Os contribuintes dos itens constantes nos artigos 3º e 4º do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e...

“Ponto antes era desacreditado, agora está se desenvolvendo com o apoio do poder público”, afirma Wagner Rodrigues

A região da Feirinha, que segue em processo de revitalização e teve a primeira etapa entregue em dezembro de 2020, passa a contar a partir desta sexta-feira, 15, com uma...

Prefeito e vereadores de Aliança serão investigados por promoverem aglomeração

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, instaurou nesta sexta-feira, 15, Inquérito Civil Público com vistas a apurar o suposto ato de...

Renato Jayme assume presidência do Naturatins

Nesta sexta-feira, 15, Renato Jayme da Silva inicia análise e planejamento das ações que serão continuadas em sua gestão à frente da presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Após...