Crédito – Mari Rios/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 8, o governador em exercício, Laurez Moreira, e o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, realizaram a entrega da reforma no Colégio Estadual Tarso Dutra, em Cariri do Tocantins.

A escola passou por uma reforma geral, que inclui a fachada, troca de cobertura, troca do piso, reforma da rede elétrica, esquadrias, passeios, climatização, mobiliário novo para o administrativo e pintura geral, no valor de aproximadamente R$ 1 milhão. O colégio também recebeu chromebooks para uso dos alunos, além de laboratórios de física, química e biologia.

A unidade de ensino atende 276 alunos, das séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e adultos (EJA), com turmas distribuídas entre a sede, a Unidade de Tratamento Penal de Cariri e a Fazenda Penal Agrícola.

Na inauguração, Laurez Moreira falou sobre a importância da obra para a comunidade escolar. “Cariri é um município que representa muito para Tocantins e o Governo do Estado tem essa preocupação de ofertar um ensino com qualidade, em um ambiente em que o professor tenha conforto e que o aluno se sinta estimulado dentro da sala de aula”.

Para Fábio Vaz entregar uma reforma tão aguardada traz um sentimento de dever cumprido. “A escola está bonita, e toda climatizada. Foi um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para dar condições de trabalho para as nossas equipes e um ambiente escolar melhor para os nossos estudantes”, destacou.

A diretora da unidade escolar, Nair Caraça, acredita que a infraestrutura está ligada diretamente ao sucesso na aprendizado e bem estar dos alunos, e reforça a importância de um ambiente acolhedor. “Agora quando um aluno chega aqui se sente acolhido, tem vontade de estar na escola. É gratificante estar na gestão neste momento, com este governo que tem esse foco na Educação, que tem um trabalho tão bem direcionado, tão focado na questão de infraestrutura física  e na valorização das pessoas”, revelou.

Para o professor de matemática, Gerson da Silva Pereira, as melhorias tiveram um impacto significativo no desempenho dos servidores e dos alunos. “O espaço novo já está sendo bem utilizado, principalmente os novos laboratórios de Química e Física enviados pela Secretaria de Educação. Os professores já realizaram feiras de ciência e estão utilizando o material disponível. A reforma foi de suma importância para os alunos, proporcionando um ambiente novo e melhores condições de estudo, com salas climatizadas e um espaço mais satisfatório em comparação ao estado anterior do colégio”.

Durante o questionário diagnóstico feito pela orientação escolar, no começo do ano, a estudante do 8° ano, Laura Beatriz, pediu por uma reforma geral no colégio. Agora a aluna desfruta das melhorias com muita alegria. “O resultado foi melhor do que eu esperava. Nosso desempenho, como estudantes, melhorou muito, agora temos ar-condicionado e a escola está linda. Superou todas as expectativas”.

A estudante da 2° série, Geovana dos Santos, contou que está muito animada por vivenciar a primeira grande reforma no colégio. “Beneficiou todo mundo, porque não apenas nós alunos tínhamos dificuldade, mas também as pessoas que trabalham aqui para ajudar a manter a escola funcionando. É a primeira vez que acontece uma mudança dessa. Para nós é muito bom chegar em um ambiente adequado, bonito e confortável”.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins