sábado, outubro 18, 2025

Governador reconhece importância histórica de Miracema durante transferência da Capital

Durante sessão especial da Assembleia Legislativa, realizada no Plenário Deputado Sebastião Borba da Câmara Municipal, em Miracema do Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 7, o governador Marcelo Miranda destacou o papel histórico do município na consolidação do Estado do Tocantins a partir de 1988.

“Voltar a este parlamento é um momento de emoção, pois é voltar ao começo da história do nosso Estado. É reconhecer que aqui iniciaram os Poderes, as entidades. Esse dia é muito mais que o cumprimento de um dispositivo da Constituição do nosso Estado. Esse ato revela a nossa gratidão a essa cidade e a esse povo que acolheu a todos os que contribuíram com a criação do Tocantins”, enalteceu o governador.

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Manuel Santos, também destacou que a transferência da Capital para Miracema tem um valor inestimável. “Esse momento é um reconhecimento da nossa história. Neste Plenário, foi onde se instalou a primeira Assembleia, aqui foram aprovadas as leis que conduziram a nossa história, desde a constituinte do Estado do Tocantins”, destacou.

Ações 

O presidente da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins, vereador Edilson Tavares, agradeceu aos deputados estaduais que colocaram emenda para Miracema e solicitou a continuidade de atenção com o município. “Mantenham as emendas para Miracema. Quem ganha com isso não somos nós políticos, mas a população que precisa dessa atenção. Também quero parabenizar o governador Marcelo Miranda,pela atenção que ele tem dado ao município”, ressaltou o parlamentar.

Ainda durante o evento, o prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva, falou das ações que o Governo do Estado trouxe para o município e a importância da transferência da Capital. “Estão sendo realizados inúmeros atendimentos no prédio da Prefeitura, uma iniciativa muito importante. Esse dia serve de reflexão sobre o papel que Miracema sempre terá na história e no desenvolvimento do Estado do Tocantins”, apontou o gestor.

Capital por um dia

A transferência da capital por um dia atende aos artigos 161 da Constituição Estadual e o 2º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que dispõem sobre a elevação do município à condição de Capital a cada ano. Miracema foi a Capital Provisória do Tocantins durante um ano, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989.

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Novo biofungicida controla fungos de solo com até 80% de eficiência

Uma bactéria encontrada no Cerrado pode fortaceler o combate...

Valdemar Costa Neto diz que Bolsonaro decidirá nomes da chapa da direita para 2026

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou...

Artigos Relacionados

Categorias populares