A abertura oficial da XIX ExpoBrasil Tocantins 2014 de Paraíso aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 11, no Parque de Exposições da cidade e contou com a participação do secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola e do secretário executivo, Ruiter Pauda, além de autoridades estaduais, prefeitos, presidentes de sindicatos rurais e parceiros. A Feira teve início no dia 6 de junho, mas a pré-feira começou no dia 1º de julho com a realização do II Leilão de Progene de IATF de Repasse –TO.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paraíso, Paulo Armando Maciel, a exposição deste ano tem a expectativa de receber diariamente cerca de 10 mil pessoas. No local, estão sendo expostas máquinas e implementos agrícolas, animais, e demais produtos de utilização no campo. A intenção é superar os R$ 15 milhões em negócios. “Somente no primeiro dia de exposição já negociamos mais de R$ 6 milhões com o leilão de seis mil cabeças de gado. Então a nossa expectativa é que no final da exposição esse número possa chegar ou ultrapassar os $ 15 milhões”, afirmou.

O expositor Murilo Souza, participa da Expo Brasil há cinco anos e diz que a feira é sempre uma boa oportunidade de expor seu produto. “A movimentação maior acontece mais para o final da semana é onde consigo vender mais os meus produtos”, explicou o expositor de pinga destilada e mel, trazidos de Minas Gerais.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, a exposição é uma das maiores do Estado e tem recebido destaque e apoio por parte do Governo. “Aqui são realizadas negociações que fazem circular a economia, além é claro de trazer conhecimento e oportunidades para o homem do campo conhecer as novidades do agronegócio”, informou.

Durante a abertura aconteceu o rodeio da Companhia João Palestino. Nos demais dias estão previstas oficinas de empreendedorismo, o II Leilão Quarto de Milha TOP Tocantins, provas dos 3 Tambores e de laço com cavalos, Feira de Touros, rodeios, palestras, além de shows de renome nacional e regional. Para esta quinta-feira, 12, a programação prevê palestras de Manejo e Alimentação sem custos, e Travessia do Leite, além de rodeio e shows.

Mara Nascimento – Ascom/Seagro