O Departamento de Estado dos EUA emitiu na segunda-feira (29) um aviso para população do seu país sobre o perigo de viajar para a Turquia.

O Departamento de Estado exorta os cidadãos norte-americanos a evitar viagens para a Turquia. Em razão dos recentes ataques terroristas e o aumento do nível de ameaça por parte de grupos [terroristas] internacionais e locais, os cidadãos devem ser extremamente cautelosos ao visitar a Turquia” – disse o aviso.

Em 17 de fevereiro um carro-bomba foi detonado em um cruzamento no centro da capital turca Ancara, próximo dos prédio do parlamento, do Estado-Maior e de um alojamento militar. A explosão provocou a morte de 29 pessoas e deixou ao menos 61 feridos.

 O primeiro-ministro da Turquia responsabilizou as forças de defesa dos curdos sírios pela autoria do atentado. As acusações foram, no entanto, negadas pelo líder curdo sírio do Partido da União Democrática, Salih Muslim. Em seguida, a autoria do ato terrorista foi assumida pelo grupo radical curdo Falcões da Liberdade do Curdistão.Já em 18 de fevereiro, um comboio de militares turcos foi atingido na província de Diyarbakir por uma forte explosão de uma bomba de fabricação caseira. O atentado provocou a morte de 6 militares, deixando um outro gravemente ferido.