22 - outubro - 2020

Os equipamentos entregues pelo governo são 181 computadores, 122 impressoras e 23 GPSs que vão atender as demandas da sede e dos escritórios locais da Adapec

Estado investe no fortalecimento das ações de inspeção e sanidade para ampliar mercado à produção animal e vegetal

Os equipamentos entregues pelo governo são 181 computadores, 122 impressoras e 23 GPSs que vão atender as demandas da sede e dos escritórios locais da Adapec

As ações de inspeção e sanidade no Tocantins serão reforçadas com a entrega de equipamentos feita governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), na manhã dessa quarta-feira, 2, na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), em Palmas. Os equipamentos são três camionetes, 181 computadores, 122 impressoras e 23 GPSs, que vão atender às demandas da sede e dos escritórios locais da Adapec.

Fruto de uma parceria do governo do Estado com o Ministério da Agricultura, os equipamentos entregues foram adquiridos com verbas referentes a dois convênios – sendo um de cerca de R$ 4,5 milhões para área animal e outro de R$ 1 milhão para a área vegetal e que já estavam sendo usados em outras ações.

De acordo com o titular da Seagro, Júnior Marzola, a utilização dos novos equipamentos vai fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Adapec. “Nosso trabalho é de defesa e não de punição. E com os escritórios informatizados, esse trabalho vai ser fortalecido. A nossa meta é que a produção do Tocantins alcance cada vez mais mercado, por isso, nossa preocupação com o fortalecimento do trabalho desenvolvido pela Adapec”, destacou.

Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Marcelo Aguiar Inocente, a ação vai beneficiar diretamente os produtores agropecuários tocantinenses. “A renovação da informatização dos postos de atendimento e dos escritórios da Agência vai dar mais celeridade aos processos. O trabalho será mais produtivo e os produtores agropecuários terão suas demandas, como a retirada do GTA [Guia de Trânsito Animal], atendidas mais rápido. Isso significa desburocratização e seguridade”, explicou.

Segundo o superintendente do Ministério da Agricultura no Tocantins, Mário Márcio de Barros Araújo, o Tocantins, seguindo uma tendência nacional, tem mostrado alto potencial para a agropecuária e a parceria do Estado com o Ministério fortalece ainda mais o setor. “Essa parceria é muito importante não só para o produtor, mas para toda a sociedade. Com esse convênio, por exemplo, hoje já somam 15 veículos entregues, o que fortalece o trabalho e o atendimento ao cidadão”, disse.  

Atualmente, o Tocantins conta com 30 barreiras fiscais e os escritórios locais estão presentes nos 139 municípios tocantinenses, distribuídos em 11 delegacias regionais.  Dos equipamentos entregues, uma caminhonete L-200 foi adquirida com recursos próprios do Estado e será destinada ao município de Pedro Afonso; outra será destinada ao município de Paraíso e a terceira para o programa de Controle e Erradicação da Raiva nos Herbívoros, e ficará na sede de Palmas. Os demais equipamentos atenderão todas as regionais, sendo que os GPSs serão usados no georreferenciamento da área vegetal do Tocantins.

Me siga

Categorias