A população rural tocantinense tem um papel significativo na produção agrícola do Estado e para fortalecer esse segmento o governo do Estado, por meio do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), tem como meta até o final do ano beneficiar mais de 30 mil pessoas com atividades de extensão rural. Até agora, já foram 14 mil produtores rurais atendidos com capacitações, oficinas, assistência técnica e assessoramento, em 122 municípios.

De acordo com o chefe de Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, as atividades vão se intensificar principalmente nos últimos meses do ano. “Nesse período, os produtores começam a preparar a terra para realizar as plantações e intensificamos a oferta das atividades de extensão, assim como aumentam as procuras”, ressaltou.

Ainda segundo Edmilson Rodrigues, estas ações são de fundamental importância no desenvolvimento das atividades dos produtores rurais. “Para realizar qualquer atividade, a capacitação é essencial. Dentro do Ruraltins, temos os extensionistas rurais, que atuam dentro das comunidades rurais e capacitam os produtores para aumentar a produtividade e ter uma receita maior em uma propriedade”, apontou.

 

A meta é levar capacitações aos 139 municípios do Estado, por meio das sete regionais. As ações acontecem por meio do levantamento de demanda de cada região para atender à base da produção de cada município. “Buscamos conhecer as principais cultivares dos produtores, as dificuldades e as necessidades e realizamos as atividades de assistência para potencializar a produção”, explicou.

Extensão Rural

O papel da extensão rural é fazer com que as políticas públicas cheguem a quem realmente necessita, com maior agilidade, levando inclusão social, produtiva e ambiental às famílias rurais num processo que é educativo, produtivo, de geração de renda e de criação de novos postos de trabalho no meio rural.

As ações desenvolvidas pelo Ruraltins estão inseridas principalmente no programa de Valorização da Agricultura Familiar: Organizar, Produzir e Agregar, no qual está inclusa a assistência técnica e extensão rural como um todo, enfatizando a conservação e recuperação de agroecossistemas, capacitação de agricultores e técnicos, promoção de feiras e encontros da agricultura familiar, aquisição de produtos da agricultura familiar, incentivo à produção de hortaliças e fomento à piscicultura.

Atendimentos

Em 2013 foram atendidas 20 mil famílias nos 139 municípios, com um investimento de R$ 1,8 milhão. Para este ano, o investimento previsto é de R$ 2,7 milhões na capacitação de 30 mil produtores. Além de produtores rurais, as ações atendem comunidades indígenas, pescadores, entre outros.