sexta-feira, outubro 17, 2025

Escola do Legislativo é lançada com expectativa de fazer diferença na vida do cidadão

Com a missão de capacitar legisladores e servidores estaduais e municipais do Tocantins, foi lançada na tarde desta quinta-feira, dia 17, em solenidade realizada no auditório da Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo. Para o presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse (PR), a iniciativa representa “um passo à frente para gerar impactos positivos para a população”.

“O Tocantins era o único Estado a não contar com uma escola legislativa”, lembrou Carlesse, em discurso diante de uma plateia de deputados e representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Governo do Estado e servidores.

Aprovado no fim do semestre passado, o projeto pretende oferecer cursos de caráter técnico-administrativo, legislativo, doutrinário e político a agentes públicos. Está também prevista a realização de intercâmbios com as câmaras municipais para qualificação de líderes comunitários.

O potencial impacto positivo do projeto foi lembrado pelo deputado Jorge Frederico (PSC). “Os vereadores são os primeiros a receber os problemas da sociedade e, muitas vezes, não possuem conhecimento suficiente para lidar com isso. Esse será o grande ganho trazido por esta escola”, afirmou.

Já a independência do Legislativo foi ressaltada pelo deputado Wanderlei Barbosa (SD). “Não somos assessores do governo, nem o governo é nosso patrão. É o conhecimento do papel de cada poder que nos permite exercer uma relação de harmonia e independência”, destacou.

A ocasião serviu como oportunidade de pleitos por outros projetos de educação profissional. A deputada Luana Ribeiro (PR) pediu apoio para a biblioteca do Legislativo, e o defensor público geral, Murilo Machado, lembrou aos deputados de projeto semelhante voltado para a Defensoria Pública.

Governo

Representando o governador Marcelo Miranda (PMDB), o secretário estadual de Articulação Política, João Emídio, disse que o presidente Carlesse vem imprimindo nova dinâmica à gestão do Parlamento. “Hoje, o Poder Legislativo vive um novo momento, mais participativo e transparente. Podemos dizer que a atuação desta Casa de Leis tem sido fundamental na busca de benefícios para os nossos municípios”, afirmou. (Glauber Barros)

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares