back to top
domingo, outubro 19, 2025

Escola de Colinas promove palestra sobre bullying e suas consequências

Estudantes do ensino fundamental da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, em Colinas do Tocantins, participam, nesta terça-feira, 20, nos períodos matutino e vespertino, de uma palestra sobre bullying. O tema é abordado pela coordenadora pedagógica Juliane Rolins e é destinado aos alunos do 4º e 5º ano.

O projeto objetiva mostrar, aos alunos, que o bullying é uma forma de violência que está inserida em diversos contextos, muito além do ambiente escolar e que a partir da identificação desta prática, buscam-se ferramentas que permitam resolver conflitos.

“Ouvir, questionar e complementar as ideias dos alunos sobre o bullying é uma metodologia de fortalecer os sentimentos positivos, e estes debates complementam a formação deles”, explicou Juliane Rolins.

Trabalhar o assunto contribui para a formação de pessoas críticas e responsáveis. “Sabendo da necessidade de um ambiente saudável, a escola vem desenvolvendo, há alguns anos, o projeto. O clima de uma sala de aula influencia diretamente na aprendizagem e promove respeito mútuo”, frisou a coordenadora pedagógica.

A professora Maria do Socorro destacou que “a violência física ou psicológica, que muitos jovens enfrentam, vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões entre os profissionais da educação. Assim, abordar o assunto com os estudante é uma estratégia para combater e prevenir tais atitudes dentro da escola. A palestra foi ótima e muito válida no contexto escolar, uma vez que são presenciadas algumas situações desagradáveis que constrangem algumas crianças. A palestra trouxe uma reflexão para os alunos sobre a prevenção da prática do bullying”.

Dados

A educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas Escolas e Educar para a paz, Cléo Fante, divulgou uma pesquisa em que mostra que o bullying é um tipo de violência que mais cresce no mundo. O termo, de origem inglesa, é entendido como ameaça, opressão, humilhação, maus tratos. O bully significa valentão, brigão.

A pesquisadora expõe ainda que, à primeira vista, brincadeiras podem parecer simples e inofensivas, no entanto, podem afetar o emocional e físico da vítima e causar danos irreversíveis. O bullying pode ser caracterizado por agressões intencionais, verbais e físicas, feitas de maneira repetitiva.

Thaís Souza/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares