O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PHS), e outros dez parlamentares participaram do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria nesta quarta-feira, 29, em um jantar oferecido pela Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) na sua sede em Palmas.

Em pronunciamento, Andrade defendeu o ajuste fiscal promovido pelo Governo do Estado, por meio do qual, segundo ele, “está procurando se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); o que é imprescindível para a contratação de empréstimos”.

“A gente sabe da importância da construção de hospital em Araguaína e Gurupi, da necessidade de uma nova ponte para Porto Nacional. E quem participa das reuniões do PPA [Plano Plurianual], sabe do sofrimento do povo. Portanto, a saída é buscar a liberação dos empréstimos e a industrialização”, disse.

Mais cedo, o presidente da Fieto, Roberto Pires, fez um apelo aos deputados por mais investimentos na entidade e incentivos ao setor que ela representa. Pires disse que chamaria os parlamentares para uma reunião nas escolas do Senai para mostrar-lhes o trabalho social da Federação.

Pires apontou também para a desindustrialização do Tocantins que, a seu ver, é causada pela alta carga tributária. Ele elogiou a isenção de ICMS promovida pelo Governo ao querosene de avião, o que permitiu a redução do preço da passagem aérea e a oferta de novas linhas, bem como incentivo à compra de caminhões durante a última Agrotins.