capture-20150430-154250
Foto:Geovane Oliveira

Omelhordaamazônia entrevistou exclusivamente na última terça-feira, 28, em palmas,  a deputada  mais  votada da história   na  cidade, Valderez  Castelo  Branco Martins . Na oportunidade ela falou de vários assuntos, entre eles o trabalho como deputada nos primeiros meses de  mandato e sobre   da vontade de  sempre trabalhar em prol  do povo de  Araguaína. Confira os principais trechos da entrevista com a deputada estadual  Valderez:

Omelhordaamazônia: Como tem sido os primeiros meses de trabalho da senhora como deputada?

Deputada Valderez: Olha Geovane, graças a Deus esses primeiros meses de trabalho têm sido muito bom, porque hoje, na condição de parlamentar e conhecendo de fatos as necessidades do nosso povo, temos apresentado projetos e requerimentos para promover melhorias na qualidade de vida da nossa gente tocantinense.”

Omelhordaamazônia: A senhora teve uma quantidade de votos estrondosa em Araguaína para deputada estadual. A quem ou a quê a senhora atribui os méritos desse resultado?

Deputada Valderez:  Eu atribuo ao serviço prestado; à responsabilidade; ao respeito e carinho que eu tenho pelo povo Araguaína. Como todos sabem, fui prefeita por 8 anos e meu ápice  era  ver o meu povo feliz. Para isso, trabalhei incansavelmente para proporcionar a cada família e cidadão araguainense uma condição de vida melhor, dando afeto a eles.  Na saúde; na educação; no esporte; em fim, em todas as áreas eu zelei e cuidei do meu povo.  Fiz aquilo que tinha de ser feito.  Mesmo nos momentos de arrecadar impostos, sempre fiz com carinho, interagindo com as pessoas com responsabilidade. Aumentamos o salário dos professores;  reduzimos  a evasão  escolar em 17%  na cidade de Araguaína e 25%  na zona rural para quase zero . Tivemos reconhecimento nacional por ter trabalhado com muita seriedade e transparência para o nosso povo.”

Omelhordaamazônia: A sua gestão foi bastante premiada. Gostaria que a senhora falasse um pouco dela?

Deputada Valderez  Sim! Sim! Recebemos vários prêmios, entre eles 10 na educação em são Paulo. Já na saúde nos fomos a gestão mais premiada do Brasil na época. Recebemos o Prêmio David Capistrano;Prêmio Humaniza SUS; Brasil sorridente; entre outros vários prêmios. Entendo que isso foi possível porque, sempre demos uma atenção especial para a área da saúde e da educação do nosso município.

Omelhordaamazônia: Quando a senhora administrou a cidade de Araguaína, ela tinha um orçamento bem inferior ao de hoje, que gira em torno de 400 milhões de reis por ano. Em sua opinião, o que é possível fazer com essa quantidade de dinheiro no município de Araguaína?  

Deputada Valderez:Na época que eu era prefeita de Araguaína, o professor Zé Hilário me disse: ‘Qual é o segredo de uma administração tão eficiente como a sua? Eu conheço a real situação financeira de Araguaína e que depois que você passou a administrar a cidade, ela tomou outro rumo, as coisas vieram acontecer em todas as áreas’. Então eu respondi que o segredo é procurar gastar com que é mais necessário é buscar parcerias com o governo federal e estadual e com um orçamento de R$ 400 milhões de reias. Se quiser, dá para fazer muito, mas se as coisas não acontecerem é porque falta  gestão!  Só para você ter uma ideia, quando fui prefeita, o orçamento era pequeno, mesmo assim fiz uma revolução no esporte ajudando o time do Araguaína a se tornar campeão do estado; nas áreas de cultura ajudamos os festivais de quadrilhas, investimos também na via sacra e na saúde; educação; em moradias e no social. Além de tudo isso, e melhoramos a infraestrutura  da cidade . Em virtude de todas essas ações, Araguaína se tornou referência de gestão eficiente para todo estado do Tocantins.”

Omelhordaamazônia: Hoje a senhora faz parte da base do governo Marcelo Miranda. O que sua base está procurando fazer por Araguaína?

Deputada Valderez: Eu, juntamente com deputado Elenil da Penha, o prefeito Ronaldo Dimas e o secretário Fabiano, fizemos vários pedidos para o governador Marcelo Miranda e ele sinalizou que vai ajudar a cidade de Araguaína.  Mas em minha opinião, os deputados também podem contribuir com a cidade, destinando suas emendas para ela, assim como eu e o  deputado Lázaro Botelho  temos feito.