sáb. fev 27th, 2021

Em entrevista ao omelhordaamazônia, Valderez diz que com pouco dinheiro fez uma revolução administrativa na cidade de Araguaína

capture-20150430-154250
Foto:Geovane Oliveira

Omelhordaamazônia entrevistou exclusivamente na última terça-feira, 28, em palmas,  a deputada  mais  votada da história   na  cidade, Valderez  Castelo  Branco Martins . Na oportunidade ela falou de vários assuntos, entre eles o trabalho como deputada nos primeiros meses de  mandato e sobre   da vontade de  sempre trabalhar em prol  do povo de  Araguaína. Confira os principais trechos da entrevista com a deputada estadual  Valderez:

Omelhordaamazônia: Como tem sido os primeiros meses de trabalho da senhora como deputada?

Deputada Valderez: Olha Geovane, graças a Deus esses primeiros meses de trabalho têm sido muito bom, porque hoje, na condição de parlamentar e conhecendo de fatos as necessidades do nosso povo, temos apresentado projetos e requerimentos para promover melhorias na qualidade de vida da nossa gente tocantinense.”

Omelhordaamazônia: A senhora teve uma quantidade de votos estrondosa em Araguaína para deputada estadual. A quem ou a quê a senhora atribui os méritos desse resultado?

Deputada Valderez:  Eu atribuo ao serviço prestado; à responsabilidade; ao respeito e carinho que eu tenho pelo povo Araguaína. Como todos sabem, fui prefeita por 8 anos e meu ápice  era  ver o meu povo feliz. Para isso, trabalhei incansavelmente para proporcionar a cada família e cidadão araguainense uma condição de vida melhor, dando afeto a eles.  Na saúde; na educação; no esporte; em fim, em todas as áreas eu zelei e cuidei do meu povo.  Fiz aquilo que tinha de ser feito.  Mesmo nos momentos de arrecadar impostos, sempre fiz com carinho, interagindo com as pessoas com responsabilidade. Aumentamos o salário dos professores;  reduzimos  a evasão  escolar em 17%  na cidade de Araguaína e 25%  na zona rural para quase zero . Tivemos reconhecimento nacional por ter trabalhado com muita seriedade e transparência para o nosso povo.”

Omelhordaamazônia: A sua gestão foi bastante premiada. Gostaria que a senhora falasse um pouco dela?

Deputada Valderez  Sim! Sim! Recebemos vários prêmios, entre eles 10 na educação em são Paulo. Já na saúde nos fomos a gestão mais premiada do Brasil na época. Recebemos o Prêmio David Capistrano;Prêmio Humaniza SUS; Brasil sorridente; entre outros vários prêmios. Entendo que isso foi possível porque, sempre demos uma atenção especial para a área da saúde e da educação do nosso município.

Omelhordaamazônia: Quando a senhora administrou a cidade de Araguaína, ela tinha um orçamento bem inferior ao de hoje, que gira em torno de 400 milhões de reis por ano. Em sua opinião, o que é possível fazer com essa quantidade de dinheiro no município de Araguaína?  

Deputada Valderez:Na época que eu era prefeita de Araguaína, o professor Zé Hilário me disse: ‘Qual é o segredo de uma administração tão eficiente como a sua? Eu conheço a real situação financeira de Araguaína e que depois que você passou a administrar a cidade, ela tomou outro rumo, as coisas vieram acontecer em todas as áreas’. Então eu respondi que o segredo é procurar gastar com que é mais necessário é buscar parcerias com o governo federal e estadual e com um orçamento de R$ 400 milhões de reias. Se quiser, dá para fazer muito, mas se as coisas não acontecerem é porque falta  gestão!  Só para você ter uma ideia, quando fui prefeita, o orçamento era pequeno, mesmo assim fiz uma revolução no esporte ajudando o time do Araguaína a se tornar campeão do estado; nas áreas de cultura ajudamos os festivais de quadrilhas, investimos também na via sacra e na saúde; educação; em moradias e no social. Além de tudo isso, e melhoramos a infraestrutura  da cidade . Em virtude de todas essas ações, Araguaína se tornou referência de gestão eficiente para todo estado do Tocantins.”

Omelhordaamazônia: Hoje a senhora faz parte da base do governo Marcelo Miranda. O que sua base está procurando fazer por Araguaína?

Deputada Valderez: Eu, juntamente com deputado Elenil da Penha, o prefeito Ronaldo Dimas e o secretário Fabiano, fizemos vários pedidos para o governador Marcelo Miranda e ele sinalizou que vai ajudar a cidade de Araguaína.  Mas em minha opinião, os deputados também podem contribuir com a cidade, destinando suas emendas para ela, assim como eu e o  deputado Lázaro Botelho  temos feito.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso pela Polícia Civil após ser flagrado com mais de 100 kg de maconha no carro

Em mais uma ação em desfavor do tráfico de drogas, a Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil (1ª DENARC – Palmas) e o Grupo de Atuação Especial...

Governador Mauro Carlesse lança PMTO Mobile e preside passagem de comando no 4° BPM de Gurupi

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde de quinta-feira, 25, em Gurupi, o sistema de tecnologia PMTO Mobile, que visa dar maior agilidade ao atendimento policial no...

Educação estima que mais de 3 mil crianças não estão matriculadas em Araguaína

Mais de três mil pais ainda não matricularam seus filhos em Araguaína, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Educação. As escolas e creches municipais de Araguaína retornaram às atividades, no...

Prefeito Neurivan Rodrigues busca recursos em Brasília junto aos deputados federais

Com objetivo de viabilizar recursos para realizar obras no município de Carmolândia a fim de melhorar a qualidade   de vida da população, o prefeito Neurivan Rodrigues está em Brasília em...