e38e1ffdd0e75b4d47e687e4a6b48871

O novo presidente regional do PMDB, Derval de Paiva, disse que tem “plena convicção” de que o partido desta vez está pacificado. “Estou absolutamente certo disso, e nem espero nenhuma surpresa pela frente”, assegurou Derval no final desta sexta-feira, 15, quando foi eleito pela convenção estadual convocada pela comissão interventora que vinha dirigindo o PMDB do Estado desde junho do ano passado.

Ele se disse contente com o resultado do acordo que antecedeu a convenção, que também é fruto de uma articulação sua nas últimas semanas. “Precisava de fazer, era importante fazer e não foi fácil”, resumiu Derval.

O presidente lembrou que o PMDB entrou na crise após “uma campanha sofrida e tumultuada” de 2014, e que levou à vitória do governador Marcelo Miranda. “O Estado precisava dessa solução no PMDB porque o quadro que está aí não é para brincadeira”, avaliou, sobre a crise que atravessa o Tocantins. Para Derval, a conjuntura, que colocava em choque as duas principais forças políticas do Estado – Marcelo Miranda e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu – mostrou também a importância de um partido político.

A executiva
O fechamento da crise no partido só foi possível depois de intervenção do presidente nacional e vice-presidente da República, Michel Temer.

A deputada federal Josi Nunes foi eleita a primeira vice-presidente, o deputado federal Carlos Gaguim, o segundo vice-presidente, e a deputada federal Dulce Miranda, a terceira vice. Paulo Lima será o secretário-geral do partido, e Lázaro Quirino, o secretário adjunto. O primeiro tesoureiro é Eurípedes Martins e o segundo, o deputado estadual Nilton Franco.

O PMDB regional do Tocantins elegeu ainda os 70 membros para o diretório estadual, responsáveis pela eleição da executiva, com 13 membros.

Acerto com Temer
O presidente nacional da sigla e vice-presidente da República, Michel Temer, chamou o governador Marcelo Miranda a Brasília para um jantar esta semana, quando pacificou o assunto. Na quarta-feira, 13, Derval se sentou com Kátia e fecharam o acordo. Os grupos de Marcelo e Kátia dividiram por igual as cadeiras do diretório, da executiva e o número de delegados.

Confira como ficou definida a executiva regional do PMDB:

Presidente: Derval de Paiva
1ª-vice: Josi Nunes
2º-vice: Carlos Gaguim
3ª-vice: Dulce Miranda
1º-secretário: Paulo Lima
Secretário adjunto: Lázaro Quirino
1º Tesoureiro: Eurípedes Martins
2º Tesoureiro: Nilton Franco

Vogais

Kátia Abreu
Osvaldo Reis
Dito Farias
Leomar Quintanilha

Delegados à Convenção Nacional

Kátia Abreu
Carlos Gaguim
Paulo Lima
Moisés Avelino
Osvaldo Reis
Leomar Quintanilha 

.clebertoledo.