ter. mar 2nd, 2021

BRICS como plataforma de construção de uma nova ordem internacional

Os países em vias de desenvolvimento devem unir-se face aos novos desafios, considera Feng Shaolei, conhecido politólogo chinês.

O vice-presidente da Sociedade de Xangai de Estudos Estratégicos Internacionais deu, na véspera da cúpula dos BRICS, uma entrevista exclusiva à Voz da Rússia. O encontro dos dirigentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul realiza-se a 15 de julho na cidade brasileira de Fortaleza:

“Os BRICS encontram-se hoje perante sérios desafios. No ano passado, a economia dos países BRICS não cresceu tão rapidamente como antes. Hoje, os países em desenvolvimento enfrentam um problema comum: a saída de capitais.

Outro momento sério é a crise ucraniana e as sanções a ela ligadas, decretadas pelo Ocidente em relação à Rússia. Nesta situação, os países BRICS devem reforçar ainda mais a sua união e a cúpula no Brasil é um encontro muito importante para o posterior desenvolvimento da interação no quadro deste grupo.

Consideramos que os BRICS não são apenas um novo formato para a reforma do sistema financeiro internacional, mas também, num plano mais amplo, um palco de discussão dos possíveis vetores de cooperação na nova situação econômica. É também uma plataforma política para a construção de uma nova ordem internacional.

Parece-me que a tendência para o reforço da interação dos países BRICS continuará. Não considero que a crise ucraniana influa de alguma forma nesse processo. Os países em desenvolvimento devem lutar incessantemente pela reforma do sistema financeiro internacional. Penso que, a longo prazo, isso tornar-se-á numa plataforma para o posterior desenvolvimentos dos países BRICS”.
portuguese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Araguaína aumenta restrições para conter crescimento da covid-19

Novo decreto, publicado nesta segunda-feira, 1º, entre outras medidas, diminui horário de funcionamento de estabelecimentos, suspende música ao vivo, aumenta punição para descumprimentos, implanta toque de recolher e limita reuniões familiares...

Vacina leva esperança aos profissionais da linha de frente do HGP

“A vacina para gente é motivo de esperança por dias melhores, que possamos vencer este vírus, que tem trazido muitas consequências para nossa sociedade. Eu tenho trabalhado toda a pandemia,...

Governador Carlesse inicia entrega de máquinas pesadas e ônibus escolares a municípios tocantinenses

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, iniciou nesta segunda-feira, 1º de março, a entrega gradual de máquinas pesadas e ônibus escolares a 10 municípios da região do Vale...

Vereador Gideon Soares defende a convocação para posse dos aprovados no concurso da Guarda Municipal

O presidente da Câmara de Araguaína, vereador Gideon Soares (SD), apresentou na sessão desta segunda-feira, 01 de março, um requerimento solicitando ao Prefeito Municipal, Wagner Rodrigues, a convocação para posse...