ter. jan 19th, 2021

Articuladores políticos ligados a Amastha e Dimas devem iniciar conversa para aproximação dos líderes

De acordo   com informações levantadas pelo portal omelhordaamazônia, articuladores políticos – que, por enquanto possuem os nomes em sigilo -, ligados a Amastha e a Dimas devem iniciar articulação para aproximação dos líderes. A ideia é garantir a vitória das eleições estaduais de 2018   ainda no primeiro turno. Para isso, é preciso convencer os dois a se juntarem. Se isso acontecer, a vitória estaria praticamente sacramentada.

Para omelhordaamazônia, os articuladores políticos revelaram como pretendem fazer a aproximação dos líderes. Poderia ser feita de várias formas: uma delas é convencer o PR (Partido da República), a recuar com a candidatura do prefeito Ronaldo Dimas ao governo   do estado e de Vicentinho Júnior a deputado estadual e investir na candidatura de Amastha. Em troca, ele daria apoio para o senador Vicentino na reeleição ao senado e a Tiago Dimas para deputado federal. Além disso, Amastha sendo eleito governador, garantiria o apoio à candidatura de Vicentinho Júnior para prefeito de Porto Nacional em 2020 e a Dimas para o senado em 2022. Como Ronaldo é mineiro, ou seja, não é apressado, ele pode esperar para as próximas eleições estaduais.

No ponto de vista de alguns dos articuladores dos dois grupos, o apoio a Amastha seria o caminho mais provável para a junção dessas duas potências na política do estado. Primeiro, porque o senador Vicentinho ganharia o apoio da prefeitura de Palmas, assim como ele já tem de Araguaína, assegurando, então, o apoio das gestões das duas maiores cidades do estado do Tocantins, que são a do prefeito Ronaldo Dimas e de Amastha.

Acredita que ele praticamente garantiria a reeleição para o senado federal. Por outro lado, Dimas não precisaria ir para uma disputa “arriscada”. Até porque, ele deve considerar a reação   da população de Araguaína em caso de uma eventual renúncia ao mandato de prefeito para ser candidato ao governo do estado.

Além disso, há outros problemas que Ronaldo pode enfrentar, como por exemplo, o número de candidatos ao governo do estado. Somado a isso, pode surgir muitas outras situações desfavoráveis   no decorrer do processo pré-eleitoral e mesmo no período da campanha eleitoral, segundo o que avaliam os articuladores.

Ronaldo já revelou a imprensa que   se não for candidato não apoiaria o governador Marcelo. Na visão dos articuladores, isso pode apontar para um possível apoio de Dimas à candidatura da Senadora Kátia Abreu ao governo do estado. Porém, há vários fatores negativos para aliança entre Dimas e Kátia, mesmo que os dois tenham boas afinidades, pois, a política se faz com resultados.

 E entre vários fatores, a aliança entre Kátia e Dimas é desfavorável   por que a   candidatura da senadora ao governo do estado ainda não cresceu na preferência da população Tocantinenses. Sem chance de vitória, a senadora se tonaria em 2022 adversária direta   do   Ronaldo em eventual   disputa pela vaga no senado federal. Sem falar   na candidatura do seu filho, Irajá Abreu, que vai para o confronto direto com Tiago Dimas e Vicentinho Junior por uma vaga na câmara federal do Brasil.

Segundo os articuladores, conclui-se que o melhor caminho para PR seria a uma aliança com o PSB de Carlos Amastha, visto que o vice-prefeito de Ronaldo Dimas, Fraudneis, também pertence ao mesmo partido. Isso resultaria   em uma vitória fácil e asseguraria o   fortalecimento   das duas legendas no estado.

Por: Geovane Oliveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enfermeira de 52 anos é a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Tocantins

Ao todo, três pessoas receberam a vacina nesta segunda-feira (18); foram duas profissionais da saúde e um indígena. Aplicação da CoronaVac ocorreu no Laboratório Central do Estado (Lacen). A enfermeira...

Homem é preso pela PM e adolescente apreendido por porte ilegal de arma de fogo em Araguaína

A Polícia Militar prendeu, na madrugada desse domingo, 17, no Setor Entroncamento em Araguaína, um homem, 34 anos, por porte ilegal de arma de fogo e apreendeu um adolescente, 16...

Prazo para cadastro de reembolso do concurso da PMTO começa nesta segunda-feira

A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) deu início nesta segunda-feira, 18, ao período de cadastramento on-line para solicitação de reembolso do concurso da corporação. Todas as informações referentes...

Governador Carlesse vai a São Paulo receber vacinas contra a Covid-19 destinadas ao Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participará do ato simbólico de recebimento das Vacinas - Brasil Imunizado, com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Guarulhos...