Conecte-se conosco

Estado

Alunos de escola indígena participam pela primeira vez de aula inaugural

450 (1)Os alunos da escola indígena Sakruwê, na Aldeia Funil, localizada a 25 km de Tocantínia, participaram pela primeira vez de uma aula inaugural que marca o início do ano letivo. A solenidade de abertura contou com o discurso de boas-vindas do Secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, e com apresentações culturais realizadas por crianças e jovens indígenas.
De acordo com o secretário, o objetivo da iniciativa é valorizar a educação indígena e garantir um ensino de qualidade. “Realizar a aula inaugural em uma aldeia demonstra a atenção e o respeito do Governo aos indígenas. A nossa missão a partir de agora é proporcionar benefícios e melhorias para esse povo, por meio da educação”, destacou Adão.

O cacique Elson Kreânsu Xerente reforçou o pioneirismo da ação do Governo. “Essa é a primeira vez na história do Tocantins que o governo realiza a aula inaugural em uma aldeia indígena. Estamos felizes, pois temos certeza que o nosso ensino vai se desenvolver”, disse.

O secretário anunciou que já está avaliando a proposta para que ainda este ano sejam abertas turmas do ensino de jovens e adultos – EJA, e que o Conselho de Educação indígena vai ser valorizado durante essa gestão. “Alfabetizar toda população indígena e garantir o acesso à escola é prioridade do nosso Governo e para que isso aconteça precisamos também da reestruturação e fortalecimento do conselho”, defendeu.

O secretário municipal da Educação, Marcelo Lucena, falou sobre a importância da aula inaugural e destacou as primeiras ações do Governo em prol da educação indígena. “O que vimos hoje aqui não significa apenas um discurso de boas-vindas e sim o início de grandes mudanças e ações que o Estado vai realizar nessa aldeia”, concluiu.

Para o professor Gilberto de Brito Xerente, o ensino realizado na escola Sakwruê representa também o aproveitamento da cultura milenar dos indígenas unido ao avanço tecnológico e ao desenvolvimento das ações educativas praticadas pelo Governo. “Exerço o papel de professor há muitos anos e ações simples como essa que vimos aqui hoje, com a presença de um secretário de Estado numa escola indígena, é fundamental para que esse povo se sinta valorizado”, disse.

O Governo do Estado atende os povos indígenas em 92 escolas e a previsão é que este ano sejam atendidos cerca de 6 mil alunos.

Carnaval do Bem
Na oportunidade, a equipe da Superintendência da Secretaria de Estado da Juventude apresentou aos indígenas a campanha ‘Carnaval do Bem’, que vai percorrer até o dia 12 deste mês 15 municípios do Estado, levando a mensagem do carnaval seguro, em especial aos jovens.

 

Continue lendo

Estado

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS), requerendo ao Secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a criação de um Centro de Referência de Política de Enfrentamento à Violência contra as mulheres.
De acordo com o requerimento, o Centro de Referência é um espaço estratégico de Política de Enfrentamento à violência contra as mulheres e visa a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania das mulheres, por meio de atendimento Intersetorial e interdisciplinar, com apoio psicológico, social e jurídico, às mulheres vítimas de violência.
As ações do Centro de Referência estarão pautadas no enfrentamento à todas as formas de violência contra as mulheres (violência doméstica, sexual, psicológica e moral), e na defesa de seus direitos
O autor do requerimento, vereador Wilson Carvalho, ressaltou a importância de espaços como este no combate à violência contra as mulheres.
“Na prática, a mulher que procura o Centro de Referência está procurando um lugar de escape. Ali ela será incentivada e estimulada a trabalhar suas potencialidades, possibilitando melhorias na qualidade de vida desta mulher.”
Continue lendo

Estado

Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína

Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.

A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.

As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.

Dança Tocantins

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.

Cristiano Viana/Governo do Tocantins

Continue lendo

                   

Geral16 horas atrás

Empresas reduzem embalagens e qualidade para repassar custos

Alerta é de economista do Instituto de Defesa do Consumidor.

Política16 horas atrás

Em Arapoema, Lázaro Botelho participa do lançamento de obras na TO-230

O pré-candidato a deputado federal, Lázaro Botelho (Progressistas), acompanhou o Governador Wanderlei Barbosa e comitiva em agenda no município de...

Destaque2 dias atrás

Hospital Regional de Guaraí inicia projeto ‘Doar Vida’ e mobiliza doadores de sangue

No sábado 25, um grupo de 20 pessoas de Guaraí foram doar sangue no Hemocentro Regional de Araguaína.

Destaque2 dias atrás

Durante Corrida da Tocha, Governo do Tocantins anuncia mais uma unidade do Corpo de Bombeiros no Estado

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, reunindo novos integrantes de Forças de Segurança, para dar início à Semana dos...

Destaque2 dias atrás

Falta de insumos para exames preocupa hospitais no país

CNSaúde diz quadro vem se agravando nas últimas semanas.

Política3 dias atrás

Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação.

Política3 dias atrás

Carlesse recebe apoio da prefeita Josi Nunes e do vice Gleidson Nato em sua pré-candidatura ao Senado

Um dia após o julgamento na TRE que inocentou o ex-governador Mauro Carlesse, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e...

Destaque4 dias atrás

Investindo R$ 44 milhões, Governo do Tocantins autoriza início das obras de recuperação asfáltica de 117 km da TO-374

Assinatura da ordem de serviço para execução dos serviços aconteceu nesta terça-feira, 21, em Lagoa da Confusão.

Estado4 dias atrás

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS),...