Os alunos da escola indígena Sakruwê, na Aldeia Funil, localizada a 25 km de Tocantínia, participaram pela primeira vez de uma aula inaugural que marca o início do ano letivo. A solenidade de abertura contou com o discurso de boas-vindas do Secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, e com apresentações culturais realizadas por crianças e jovens indígenas.
De acordo com o secretário, o objetivo da iniciativa é valorizar a educação indígena e garantir um ensino de qualidade. “Realizar a aula inaugural em uma aldeia demonstra a atenção e o respeito do Governo aos indígenas. A nossa missão a partir de agora é proporcionar benefícios e melhorias para esse povo, por meio da educação”, destacou Adão.
O cacique Elson Kreânsu Xerente reforçou o pioneirismo da ação do Governo. “Essa é a primeira vez na história do Tocantins que o governo realiza a aula inaugural em uma aldeia indígena. Estamos felizes, pois temos certeza que o nosso ensino vai se desenvolver”, disse.
O secretário anunciou que já está avaliando a proposta para que ainda este ano sejam abertas turmas do ensino de jovens e adultos – EJA, e que o Conselho de Educação indígena vai ser valorizado durante essa gestão. “Alfabetizar toda população indígena e garantir o acesso à escola é prioridade do nosso Governo e para que isso aconteça precisamos também da reestruturação e fortalecimento do conselho”, defendeu.
O secretário municipal da Educação, Marcelo Lucena, falou sobre a importância da aula inaugural e destacou as primeiras ações do Governo em prol da educação indígena. “O que vimos hoje aqui não significa apenas um discurso de boas-vindas e sim o início de grandes mudanças e ações que o Estado vai realizar nessa aldeia”, concluiu.
Para o professor Gilberto de Brito Xerente, o ensino realizado na escola Sakwruê representa também o aproveitamento da cultura milenar dos indígenas unido ao avanço tecnológico e ao desenvolvimento das ações educativas praticadas pelo Governo. “Exerço o papel de professor há muitos anos e ações simples como essa que vimos aqui hoje, com a presença de um secretário de Estado numa escola indígena, é fundamental para que esse povo se sinta valorizado”, disse.
O Governo do Estado atende os povos indígenas em 92 escolas e a previsão é que este ano sejam atendidos cerca de 6 mil alunos.
Carnaval do Bem
Na oportunidade, a equipe da Superintendência da Secretaria de Estado da Juventude apresentou aos indígenas a campanha ‘Carnaval do Bem’, que vai percorrer até o dia 12 deste mês 15 municípios do Estado, levando a mensagem do carnaval seguro, em especial aos jovens.