qui. mar 4th, 2021

Abertas inscrições para cursos profissionalizantes em Araguaína

Credito Leila Mel-Ascom (R15A)Mais de 300 vagas estão sendo oferecidas, distribuídas em 14 cursos. Em 2014, foram quase duas mil pessoas qualificadas

A Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abriu inscrições para 14 cursos profissionalizantes. Ao todo, são 335 vagas ofertadas. A política de inclusão produtiva do Município conseguiu qualificar 1.888 pessoas no ano passado.

Para os cursos oferecidos via Senac, as inscrições iniciaram na segunda-feira, dia 12; os do Centro de Geração de Renda, ligado à Prefeitura, já estão abertos e os cursos iniciam nesta quarta-feira, dia 14.

Os cursos promovidos pelo Senac, em parceria com a Prefeitura, são: Agente Comunitário de Saúde, Balconista de Farmácia, Manicure e Pedicure, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Auxiliar de Recursos Humanos, Recepcionista, Operador de Computador, Maquiador e Depilador. Cada um desses cursos foi disponibilizado 25 vagas.

O Senai, juntamente com o Município, está oferecendo os cursos de Operador de Computador e Assistente Administrativo; cada um abriu 20 vagas.

A Prefeitura está promovendo dois cursos: Pintura em Tecido, com 30 vagas (dividido em duas turmas), e Bordado à Mão, com 15 vagas.

 Documentação

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos para fazer as inscrições nos cursos: documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de endereço e de renda (para quem estiver trabalhando) e o número do NIS – Número de Identificação Social.

As inscrições devem ser efetuadas no Senac, Senai, CRAS, no Centro de Geração de Renda ou na Secretaria do Trabalho e Ação Social, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, Bairro São João. Mais informações pelo telefone 3412-3569.

 Mercado de trabalho

Em 2014, 1.888 pessoas fizeram os cursos promovidos pela Prefeitura e em parceria com outras instituições, como Senac, Senai e Senar, dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, foram 85 turmas formadas em vários cursos. Todas se qualificaram e tiveram a chance de entrar no mercado de trabalho tendo mais capacidade técnica e aumentar a renda familiar.

José da Cruz Carneiro é músico em Araguaína, mas fez o curso de panificação ano passado, realizado no Centro de Convivência do Idoso. Ele pretende fazer mais outros dois cursos, de eletricista residencial e predial. “Tem que correr atrás e procurar uma profissão que ofereça mais emprego”, comentou.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Gurupi firma termo de cooperação técnica com Governo do Estado

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, participaram nesta quarta-feira, 03, de uma reunião no Palácio do Araguaia, em Palmas, com o Governador Mauro Carlesse, que...

Adriana Aguiar acompanha andamento de obras em escolas e visita espaço direcionado a práticas esportivas, em Araguaína

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, acompanhada dos superintendentes de Juventude, Esportes e Lazer, Clay Rios, e de Administração, Infraestrutura e Obras, Rômulo Junior, esteve...

Câmara anuncia novas medidas restritivas para conter o avanço do covid-19 na cidade

A Câmara Municipal de Araguaína, respeitando os atuais protocolos de segurança à saúde e considerando as medidas restritivas já decretadas pelo Executivo Municipal de Araguaína, especialmente no Decreto de n°...

Governo do Tocantins recebe mais 13,2 mil vacinas para combate à Covid-19

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta quarta-feira, 03, 13,2 mil doses da vacina CoronaVac. As vacinas foram encaminhadas para...