sábado, outubro 25, 2025

sábado, outubro 25, 2025

A Comunidade Quilombola Dona Jucelina e a prefeitura de Muricilândia realizaram 44° Festejo da Abolição

Com o objetivo de fortalecer a cultura das comunidades afro-brasileiras e quilombolas, a Comunidade Quilombola Dona Jucelina e a prefeitura Municipal de Muricilândia realizaram o 44° Festejo da Abolição. O evento contou com apresentações musicais, artísticas, exibição e discussão de documentários, oficinas com mulheres das comunidades africanas e um desfile pelas ruas de Muricilândia. De acordo com os organizadores, cerca 6 mil pessoas passaram pelo o evento durante os três dias.

Para o prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, o objetivo do evento é promover a integração das comunidades quilombola da região e a população. “O festejo pela abolição oferece um caminho para repensar os significados do fim da escravidão para a formação da sociedade. Para tal, a prefeitura municipal ofereceu   todo apoio a comunidade quilombola para a realização de mais uma edição do festejo que já é tradição na cidade de Muricilândia, promovendo a integração das comunidades quilombola da região e a população em geral”, disse o prefeito Alessandro.

Já Dona Juscelina lembrou   do fim da escravidão   no Brasil: “A abolição da escravidão no Brasil se deu com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888. Entretanto, a extinção do trabalho escravo foi um longo processo que transcorreu ao longo da segunda metade do século XIX, quando a preocupação em relação à utilização da força do trabalho escravo entrou no debate público e a Inglaterra pressionava as nações pelo fim do tráfico de escravos pelo Atlântico.

Com a Lei Áurea sancionada, o destino dos ex-escravos foi diverso e variou em cada região do país. No   caso   da família dela, o destino foi o município de Muricilândia, local onde fundou a Associação da Comunidade Quilombola Dona Juscelina e vive até hoje.

A deputada federal pelo estado   do Tocantins, Dulce Miranda (PMDB), esteve presente no evento   e destacou a importância dos negros no desenvolvimento do estado e do Brasil assim como outras comunidades. “Eles contribuíram muito para todos os setores da economia, da cultura, da religião, das artes, da política   do estado e nacional”, disse a deputada durante o evento.

Últimas notícias

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Após requerimento de Jorge Frederico, Procon realiza megaoperação contra bebidas adulteradas no Tocantins

Após a suspeita de intoxicações por metanol em bebidas...

PF apreende grande carga de cocaína em pista clandestina e prende cinco pessoas em Arraias

Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão...

Artigos Relacionados

Categorias populares