quinta-feira, outubro 16, 2025

Piracema tem início com operação de fiscalização de Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho seguirá com a operação de fiscalização em todo Estado, durante o período da piracema que ocorre entre 1º/11/19 a 29/02/20

No Tocantins, a fiscalização da piracema teve início na noite desta sexta-feira,  1º, com o GT (Grupo de Trabalho), formado por  órgãos  ambientais e de fiscalização que realizou na entrada da ponte Fernando Henrique Cardoso, sentido Palmas – Paraíso, próximo a garagem central de veículos do Estado,  uma blitz de sensibilização e abordagem de veículos. O período da piracema ocorre entre 1º/11/19 a 29/02/20, e o Grupo de Trabalho seguirá com a operação de fiscalização em todo Estado.

Antes da operação o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Carlos Gualberto, reuniu-se com as equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Policiamento Militar Rodoviário Estadual e de Divisas (BPMRED), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e com os fiscais ambientais do Naturatins, na Base de Fiscalização da Praia da Graciosa, ocasião que foi realizado o planejamento logístico da ação.

Também fazem parte do GT, a Marinha do Brasil – Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ibama, a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a  Delegacia Especializada de Repressão  a Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag).

“A proposta do Naturatins é realizar uma fiscalização integrada para coibir a pesca no período da piracema no Tocantins. Estamos seguindo o modelo da Força-Tarefa de fiscalização integrada, quando o Governo do Estado estabeleceu uma fiscalização forte durante o período de seca, no sentido de monitorar e combater os focos de incêndio. Foi uma iniciativa que teve êxito e com a fiscalização integrada queremos impedir a pesca predatória durante a piracema”, disse o diretor.

O primeiro dia da piracema no Tocantins foi marcado com a  primeira  operação com equipes do GT. A ação teve caráter repressivo e educativo, quando as equipes de segurança, abordaram os motoristas que circulavam na ponte que faz a ligação entre Palmas e Paraíso do Tocantins.

Durante a operação foram abordados ônibus, caminhões e veículos de passeio. Os porta-malas foram abertos e verificado se havia alguma irregularidade. A ação teve como proposta mostrar à população a presença firme dos órgãos de controle.

Para o engenheiro civil, Wallson Osni Guetter, as medidas de fiscalização contribuem bastante para conscientizar a população sobre a importância de proteger a fauna aquática dos rios e lagos do Estado.  O empresário, Vanduil Júnior, destaca que a operação de fiscalização é necessária, “só teremos um futuro melhor com a conscientização de que temos que preservar. E a piracema está neste contexto”, ressaltou.

Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares