quinta-feira, outubro 16, 2025

Tocantins terá oito representantes no Salão do Artesanato de Brasília

listadefinitiva com os nomes dos artesãos tocantinenses classificados para participar do 10º Salão do Artesanato de Brasília-DF foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 21, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). O evento será realizado de 4 a 8 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – ExpoBrasília, na Capital Federal.

Ao todo foram contemplados cinco artesãos individuais e três entidades representativas (associação, cooperativa etc.) que atenderam aos critérios do Edital de Chamamento Público nº 01/2018. Os selecionados irão levar a diversidade de tipologias do artesanato do Estado ao evento.

O edital visa contemplar artesãos tocantinenses que confeccionam peças com matérias-primas a partir de madeira, cerâmica, couro, capim dourado, fibras, sementes, cascas, cristais, flores, folhas do cerrado, buriti, babaçu, além do artesanato Indígena. Durante os dias de feira, os artesãos poderão divulgar e comercializar seus produtos artesanais em um espaço coletivo de 50 m².

Classificados

Na categoria individual os classificados foram: Elisângela Ribeiro Amâncio, do município de Xambioá, com sua produção de biojóias com  madeiras, sementes e fibras; Josias de Sousa Menezes, do município de Gurupi, com produção de mesa de centro, cadeira de praia, bancos e utensílios doméstico em madeira; Marcio Bello dos Santos, do município de Porto Nacional, com produção de miniaturas em casca de cajazeira, instrumentos musicais em madeira, cerâmica e pele de animal, gravuras, esculturas étnicas em cerâmica; Guilherme Augusto dos Santos, de Palmas, com a produção de bonecos de jatobá, bucha vegetal e cabaça, quadros e porta chaves com talos de buriti; Lúcia de Carvalho Gomes, de Palmas, com a produção de bijuterias e acessórios em capim dourado e seda do buriti.

Já na categoria entidades representativas, foram classificados: a Associação dos Artesãos de Capim Dourado Pontealtense – AACDP,  de Ponte Alta do Tocantins, com a produção de Sousplat, bolsas, fruteiras, mandadas, espelhos e biojóias em capim dourado e Seda do Buriti; Casa de Cultura Karajá Tapirapé, do município de Lagoa da Confusão, com a produção de Bonecas Ritxoko, pratos e panelas em cerâmica; chaveiros, remos e espadas de madeira; esteira, cestos e bolsas em Palha de Buriti; e a Associação Dianapolina de Artesãos – ADA, do município de Dianópolis, com a produção de Biojóias, carteiras e utilitários em capim dourado e jarros em cerâmica.

Salão do Artesanato

A 10ª edição do Salão do Artesanato, a maior vitrine do artesanato brasileiro, reúne artesãos de todo o país em um único espaço, com diversas produções artesanais que representam a cultura popular de todos os estados brasileiros.

O evento conta com uma programação variada e bastante atrativa, como as oficinas de mestres artesãos, shows com artistas de destaque no cenário regional, apresentações de danças tradicionais e outras manifestações folclóricas.

Wladimir Machado – Governo do Tocantins

Últimas notícias

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Senadora Dorinha some dos noticiários políticos em meio a pré-campanha ao governo do Tocantins

A senadora Dorinha Seabra (União Brasil), nome já colocado...

Artigos Relacionados

Categorias populares