55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

Wanderlei Barbosa destaca na CNN que Cantão será o primeiro contemplado em projeto de restauração no Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou nessa terça-feira, 28, em entrevista à CNN Brasil, que o Parque Estadual do Cantão (PEC) – patrimônio natural que se estende por mais de 90 mil hectares e integra os biomas Amazônia e Cerrado – será a primeira área contemplada no Tocantins Restaura, projeto-piloto de restauração de áreas degradadas.

O Protocolo de Negociação para Restauração Florestal foi assinado pelo chefe do Executivo estadual no dia 25 de janeiro, em Villars-sur-Ollon, na Suíça, e contemplará até 12 mil hectares, com investimento inicial de R$ 120 milhões. A previsão é que o Tocantins Restaura comece no mês de março.

“Nós acabamos de assinar um acordo com uma empresa multinacional, a Mercúria, por meio do Instituto Silvania, que vai acompanhar e passar esses recursos para o Estado. A empresa, subsidiária da Tocantins Parcerias, chamada Restaura, vai acompanhar toda essa política de reflorestamento”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.

O Parque Estadual do Cantão, localizado no centro-oeste do Tocantins, foi escolhido como ponto inicial para o desenvolvimento do projeto que, posteriormente, será expandido para todo o estado. “A prioridade para nós são as áreas que não tem vegetação, que não tem mais a incidência de espécie de árvores e de animais”, pontuou o chefe do Executivo estadual.

Durante a entrevista à CNN, o governador enfatizou, ainda, que o projeto visa proporcionar o envolvimento direto das comunidades locais. “Nós iremos levar, também, uma resposta em projetos definidos para as comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, que moram em reservas importantes. Elas serão ouvidas pelo nosso governo e pelo Instituto Silvania, e analisar de que maneira irão investir em suas reservas”, detalhou o governador.

O chefe do Executivo estadual também salientou que o desenvolvimento econômico e a geração de empregos continuarão sendo uma das prioridades do governo, sem comprometer a preservação ambiental.

Tocantins Restaura

O lançamento do Tocantins Restaura foi formalizado por meio da Tocantins Parcerias (Topar) com o Silvania – veículo de investimento em natureza de US$ 500 milhões apoiado pela Mercuria Energy Trading – e a Geonoma, que será responsável pela execução das operações táticas nas áreas de preservação e trabalhará sob orientação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável por todas as unidades de conservação do estado do Tocantins.

O propósito será executar atividades de restauração ambiental em áreas degradadas de interesse do Tocantins por meio de investimentos realizados pelo Silvania, utilizando, gerindo e implementando ações de forma direta ou indireta em âmbito regional.

Débora Gomes e Victória Milhomem/Governo do Tocantins

Últimas Notícias

O preço do concreto: Quem realmente ganha com a nova Avenida Siqueira?

A urbanização da Avenida Siqueira Campos, em Araguaína, tem...

Comissão tem 60 dias para avaliar legalidade dos atos da gestão interina

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, instituiu uma Comissão...

Parceria entre Gipão e gestão municipal resulta em obras que mudam a realidade de Piraquê

O município de Piraquê recebeu neste sábado (06) um...

Delegação do Tocantins reforça atuação parlamentar em debates na 28ª Conferência da Unale

Ao longo de três dias, os deputados estaduais do...

Veja também