De 09 a 13 de outubro, os interessados em conhecer de perto as tecnologias mais recentes em produção de hortaliças nos Estados Unidos, por meio de intercâmbio com profissionais norte-americanos, terão uma boa oportunidade: a Embrapa Hortaliças (Brasília – DF), juntamente com a Associação Brasileira de Horticultura (ABH), está organizando uma visita técnica àquele país para promover a capacitação e o intercâmbio de informações com pesquisadores das universidades da Flórida, da Geórgia e de Aubum, e visitas a produtores da Georgia.

“O objetivo da visita é conhecer tecnologias que possam ser aplicadas na produção de hortaliças no Brasil”, destaca um dos organizadores da visita e chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento – os outros coordenadores são Lincoln Zotarelli (Universidade da Flórida) e André Biscaia (Universidade de Aubum). Nascimento destaca que a ação contribui para tornar o país mais competitivo no mercado externo em relação à exportação de algumas hortaliças, a exemplo do que ocorre com outras commodities.

Para um dos pioneiros da Embrapa, o engenheiro-agrônomo Eliseu Alves, a viagem será muito útil para os dois países. “Proveito mútuo. Antes éramos só receptores! Hoje somos parceiros”, destacou.

Visitas

Os participantes ficarão hospedados na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, com saídas diárias para as visitas. Uma delas, em 09/10, será à Vidalia Onion and Vegetable Research Center, no Condado de Toombs, onde fica a Faculdade de Ciências Agrícolas e Ambientais da Universidade da Geórgia.

Outras visitas serão à Universidade da Flórida (10/10), Universidade da Georgia (11/10) e à sede da Young’s Plant Farm (13/10), empresa criada em 1961, especializada em seleção de variedades de plantas premium. 

Palestras

A programação inclui ainda palestras com pesquisadores e profissionais norte-americanos sobre os Desafios para a Produção de Cebola nos EUA; Agricultura Indoor – Prós e Contras; Visão Geral da Indústria de Vegetais no Sudeste dos EUA (convencional e orgânico); Agricultura Urbana – Produção em Fazendas Verticais e Rooftoop; Agricultura de Precisão na Produção Vegetal; Práticas de segurança alimentar para frutas e vegetais; e Futuro da Indústria de Cânhamo e Cannabis.

Inscrições

O evento é destinado a profissionais da cadeia produtiva de hortaliças, como produtores, extensionistas, pesquisadores, professores, empresários e demais técnicos. Todas as atividades técnicas serão desenvolvidas em inglês, com tradução para o português. Serão disponibilizadas 30 vagas.

Confira aqui a programação completa, mais informações e inscrições.

Eduardo Pinho Rodrigues (MtB/GO – 1073)